O Fluminense anunciou a contratação de Kevin Serna, que jogou no Serzedo e no Perafita
Corpo do artigo
A história e trajeto de Kevin Serna não são os tradicionais, mas projetam um sinal de esperança para milhares de futebolistas.
O colombiano (também tem nacionalidade peruana) de 26 anos, avançado, teve início de carreira modesto. Após começar na academia do Benport, da Colômbia, experimentou a sorte no estrangeiro, nada mais nada menos que em Portugal e com expetativas de se tornar jogador do FC Porto. "Comecei a jogar em Cali, na escola Benport. Aí conheci uma pessoa que me levou a Portugal para me acompanharem e verem se podia entrar para a escola do FC Porto. Estive lá durante algum tempo e depois emprestaram-me a outro clube", disse à Rádio Caracol. Não vingou no FC Porto e seguiu para dois clubes da Divisão de Honra da AF Porto, a jogar em campos sintéticos: o Serzedo e o Perafita, ambos em 2018/19. Mas não desistiu do sonho de chegar a um nível elevado.
A passagem por Portugal foi curta e rumou depois ao Sportivo Luqueño, do Paraguai, e depois ao Los Chankas, Tarma e Alianza Lima, do Peru. É após um ano neste emblemático clube do Peru que Kevin Serna dá o grande salto, com destino ao atual campeão da Taça Libertadores, o Fluminense, para jogar ao lado de campeões consagrados como Thiago Silva e Marcelo.
Kevin Serna assinou até 2027 com o emblema brasileiro, que atravessa dificuldades no Brasileirão (é 19.º)
Veja um golo de Kevin Serna pelo Serzedo, em 2018/19, de livre direto:
Kevin Serna à esquerda, no balneário do Perafita: