O recorde português, Wolverhampton como perigo e mais dados antes do sorteio
Sorteio da fase de grupos da Liga Europa realiza-se esta sexta-feira.
Corpo do artigo
Nunca antes Portugal contara com quatro equipas na fase de grupos da Liga Europa - o mais perto disso tinham sido três (Estoril, Paços de Ferreira e V. Guimarães) em 2012/13 - e hoje a partir do meio-dia, no Mónaco, FC Porto, Sporting, Braga e V. Guimarães vão estar muito atentos para conhecer os seus adversários na competição.
Dragões e leões integram o Pote 1, enquanto os bracarenses estão no 2 e os vimaranenses no 4. O facto de serem cabeças de série, permite desde logo ao FC Porto e Sporting evitar dez equipas de gabarito, muitas habituadas até a jogar na Champions. Salta logo à vista a presença do Sevilha, cinco vezes vencedor da prova, do Arsenal, finalista vencido na época passada, e do Manchester United campeão em 2017. Há ainda as duas equipas da capital italiana, sendo a Roma agora treinada por Paulo Fonseca, e o CSKA Moscovo, que em 2005 "roubou" a Taça UEFA ao Sporting em Alvalade. Equipas certamente complicadas para os minhotos, se as defrontarem.
No Pote 2, o Braga não deixa de evitar equipas perigosas, nomeadamente o PSV ou os alemães Moenchengladbach e Frankfurt. No Pote 3 todas as equipas podem calhar aos portugueses e uma delas destaca-se entre as mais perigosas, sendo também a mais portuguesa: o Wolverhampton de Nuno Espírito Santo. Os vitorianos não podem dizer que evitam grandes nomes à partida, mas o Slovan Bratislava, por exemplo, mostrou qualidade ao eliminar o PAOK de Abel Ferreira.
Confira aqui os potes do sorteio: