Corpo do artigo
Antevisão ao Portugal-Espanha. "São dois países que têm muito em comum. É um clássico do futebol mundial, são uas equipas que têm o objetivo de vencer o jogo. A Espanha tem enorme qualidade, jogadores de enorme qualidade, sabemos isso, e procurámos trabalhar bem as capacidades da Espanha. Não há equipas perfeitas. Estamos fisicamente preparadas, a equipa está confiante, respeitamos todos o adversário e podemos defrontar qualquer adversário com ambição natural de vencer o jogo."
Portugal não consegue vencer nas estreias. "Sempre disse que a história é passado. O presente é amanhã. Queremos acabar com a história de não se vencer o primeiro jogo."
Esquema de jogo: 4-3-3 ou 4-4-2? "Isso também o treinador espanhol quer saber. Nenhum de nós vai entregar o jogo um ao outro. Somos amigos, mas..."
Melhor jogo da primeira fase? "Não sei se será o melhor jogo da primeira fase, mas tem tudo para ser um grande jogo. O ambiente é bom, estádio é bom, estará praticamente cheio. Portugal terá uns milhões em casa e bastantes aqui a apoiar a nossa equipa. A Espanha terá um contingente grande de certeza. O espetáculo, à partida, será bom, mas o primeiro jogo é sempre mais difícil. Sempre, historicamente é assim que acontece. Espero que seja um grande jogo e que Portugal vença."
Liderança de Cristiano Ronaldo: "O Cristiano é extraordinário capitão, que conhecem bem. Tem influência decisiva, em campo e em treino, no estágio. É uma figura importante e, como ele diz, mais que importante que ele ou eu, somos nós. Ele retrata muito bem esse exemplo de sermos nós."
Equipa no ponto para defrontar Espanha? "Nunca chegará a 100 por cento. Isso é impossivel depois de uma época desgastante para os jogadores. Procurámos preparar a equipa, mas é difícil estar a 100 por cento. Mas está preparada, isso sim. Bem preparada. Sabe o que deve fazer. Mas não joga sozinha. Estão em confronto duas grandes equipas. A Espanha quer impor o jogo e Portugal quer responder. Veremos se alguma se consegue superiorizar. Estamos preparados e sabemos o que temos de fazer."