O motivo que estará por detrás da ausência de Ronaldo frente ao Esteghlal
Astro português não entrou na convocatória do Al Nassr para o jogo da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões asiática, diante do Esteghlal, na segunda-feira
Corpo do artigo
Cristiano Ronaldo é a grande ausência da convocatória do Al Nassr para a visita que a equipa saudita fará ao Esteghlal, do Irão, na segunda-feira (16h00), em jogo da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões asiática.
O astro português foi poupado pelo treinador Stefano Pioli e não viajou para o Teerão, com o portal chileno “Cooperativa” a ter avançado este domingo, com base em "meios europeus”, o suposto motivo que motivou essa decisão.
É então referido que a ausência de Ronaldo terá sido decidida por precaução pelo clube saudita, tendo por base a suposta possibilidade de o avançado ser condenado a 100 chicotadas pelo governo do Irão, devido a mostras de afeto não permitidas na lei islâmica entre pessoas que não são casadas.
Essas mostras de afeto surgiram em 2023, aquando de uma visita do capitão da Seleção Nacional a Fatemeh Hamami, artista iraniana que lhe ofereceu uns quadros da sua autoria e que tem 85% do corpo paralisado.
Refira-se que, na sequência de notícias sobre essa alegada condenação, a embaixada do Irão em Espanha desmentiu desde logo a sentença, tal como a artista, que referiu não ter apresentado queixa contra o futebolista nem ter tido motivação para isso, não havendo portanto motivos para consequências legais.
Apesar disso, o “Cooperativa” refere que o Al Nassr propôs à Confederação de Futebol da Ásia (AFC) que o seu primeiro jogo com o Esteghlal se realizasse em campo neutro, de forma a poder utilizar Ronaldo sem preocupações, mas o clube iraniano terá rejeitado essa sugestão.
Por outro lado, o site de apostas saudita "BWArabia" também menciona esse pedido do Al Nassr, mas explica que se deveu a preocupações de segurança, já que a última presença de Ronaldo no Irão, em 2023, gerou uma grande comoção entre adeptos iranianos, que se aglomeraram à entrada do hotel onde a equipa do astro português esteve hospedada.
Parecendo a segunda hipótese mais plausível, tendo em conta os desmentidos, o que é certo é que Ronaldo não estará no reencontro entre o Al Nassr e o Esteghlal, que também se defrontaram esta época na fase de grupos da Champions, tendo esse jogo sido disputado nos Emirados Árabes Unidos, "casa" emprestada aos iranianos, e terminado com uma vitória por 1-0 do conjunto saudita.