Treinador espanhol foi este domingo derrotado pelo Wolverhampton de Nuno Espírito Santo.
Corpo do artigo
Rafael Benítez perdeu nove dos 15 jogos que disputou na Premier League frente a equipas orientadas por treinadores portugueses. E, pior do que isso, venceu apenas dois.
Este domingo, na primeira vez em que defrontou Nuno Espírito Santo, o seu Newcastle foi derrotado pelo Wolverhampton já em período de descontos, quando Doherty, aos 90'+4', apontou o 2-1 final. Autor da jogada: Diogo Jota, ele que já tinha sido o autor do primeiro golo. Um futebolista português, claro.
Contra equipas de Marco Silva o balanço é igualmente negativo, uma vez que Benítez não venceu nenhum dos dois jogos envolvidos. O primeiro foi na época passada, também neste mesmo "Saint James Park", onde o seu Newcastle foi devastado pelo Watford, por 3-0. Já esta época arrancou um empate em casa do Everton, por 1-1.
Contra André Villas-Boas e Carlos Carvalhal as contas estão igualadas, com dois empates num jogo que fez contra cada um deles. Frente a Carvalhal, no entanto, é preciso lembrar que sofreu duas derrotas no segundo escalão (Championship), quando o português estava no Sheffield Wednesday.
Dos cinco portugueses que já defrontou na Premier League, Benítez só conseguiu ganhar jogos a um, curiosamente aquele contra quem apresenta um balanço mais negativo: José Mourinho, que venceu sete dos 10 confrontos contra o espanhol. Entre eles houve também um empate e duas vitórias das equipas de Rafa, que no caso eram Liverpool e Newcastle.
E contra Mourinho terá nascido o aparente bloqueio psicológico do espanhol quando defronta portugueses. É que, desde 2005, muitas vezes entraram em bate-bocas, qual deles pior do que o anterior.
Famosa ficou a resposta do português à mulher de Benítez, que uma vez se meteu ao barulho. "O Real Madrid é o terceiro clube por onde Mourinho passou que o Rafa treina. Estamos a limpar a porcaria dele", afirmou uma vez a esposa do espanhol. Mourinho não gosta de levar desaforos para casa e ripostou assim: "O marido dela foi para o Chelsea substituir Roberto Di Matteo e foi para o Real Madrid render o Carlo Ancelotti. O único clube onde me substituiu foi o Inter de Milão e em seis meses conseguiu destruir a melhor equipa da Europa naquela altura. Ela pensa e fala muito em mim, mas se calhar ocupava melhor o tempo se tomasse conta da dieta do marido. Aí talvez ficasse com menos tempo para falar sobre mim."
Nos últimos anos, as pazes entre ambos instalaram-se. Os resultados de Benítez quando defronta portugueses é que ainda não melhoraram.