"O El Clásico perdeu importância, mas isso não é culpa do Real Madrid..."
Mesut Ozil atribui a perda de interesse do público no maior clássico do futebol espanhol a um decréscimo de nível do Barcelona na última década
Corpo do artigo
Mesut Ozil, antigo criativo alemão que brilhou ao serviço de clubes como o Real Madrid e Arsenal antes de terminar a carreira de jogador, em 2023, falou esta sexta-feira em jeito de antevisão ao El Clásico do próximo domingo (20h00), em que a sua antiga equipa vai receber o Barcelona, num jogo relativo à 32.ª jornada da LaLiga.
Em declarações ao jornal Marca, o antigo médio ofensivo, que foi uma figura dos inesquecíveis duelos entre José Mourinho e Pep Guardiola em Espanha, admitiu que os jogos atuais entre os dois maiores gigantes do país já não captam a mesma atenção mediática do que nesses tempos de rivalidade entre técnico português e espanhol, culpando o clube catalão por esse decréscimo.
“Naquela época, [o El Clásico] era o jogo mais importante do mundo do futebol. Infelizmente para nós, aquele Barça era talvez o melhor Barça da história. O Barça de Pep estava noutro nível, era desde logo diferente do Barça atual. Creio que neste momento, ao nível mundial, a atenção centra-se mais em jogos como o Liverpool-Manchester City e noutros duelos da Premier League. Aqui, creio que o El Clásico baixou e é uma pena, mas isso não é culpa do Real Madrid, já que é sem dúvida uma das melhores equipas do mundo. O problema é o Barça, que perdeu potencial”, apontou.
Apoiando-se nessa convicção, Ozil declarou o atual líder isolado da LaLiga como favorito absoluto neste El Clásico, admitindo que este jogo poderá ser aquele que decide, ainda que não matematicamente, o novo campeão espanhol.
“O Barcelona está a lutar, está a tentar e tem bons jogadores em todas as posições, mas teve demasiadas lesões esta época e talvez se devesse focar mais nele mesmo e nos seus erros e não se queixar sempre dos árbitros. Isso não ajuda. O Real Madrid está a fazer uma época fantástica, não o esperava depois da saída de Karim Benzema, mas estão muito bem”, enalteceu.
A sete jornadas do final da LaLiga, o Real Madrid lidera a classificação com 78 pontos, mais oito do que o grande rival Barcelona, segundo classificado com 70.