Selecionador português divulgou esta terça-feira os convocados para o arranque do apuramento para o Mundial.
Corpo do artigo
Fernando Santos divulgou esta terça-feira os eleitos para os primeiros três encontros de apuramento para o Mundial e foi questionado sobre João Félix. O jogador do Atlético tem somado algumas aparições como suplente nos colchoneros.
"O João Félix não tem problema físico nenhum e, por isso, para mim está tudo bem", disse Fernando Santos a fechar a conferência de imprensa, sem se alongar mais sobre o tema.
Em relação à última convocatória, em 5 de novembro de 2020, para os embates com Andorra, França e Croácia, os últimos dois para a Liga das Nações, também são novidades, além de Nuno Mendes e Palhinha, os regressados Cédric (Arsenal), Pepe (FC Porto), Rafa (Benfica) e André Silva (Eintracht Frankfurt).
No sentido inverso, foram excluídos os defesas Nélson Semedo (Wolverhampton), Rúben Semedo (Olympiacos) e Mário Rui (Nápoles), o médio William Carvalho (Betis) e os avançados Paulinho (Sporting) e Trincão (FC Barcelona), este último chamado na segunda-feira por Rui Jorge para o Europeu de sub-21.
A formação das quinas, que se concentra na segunda-feira, estreia-se no Grupo A de apuramento para o Mundial Catar2022 em 24 de março, com a receção ao Azerbaijão, deslocalizada de Alvalade para Turim, em Itália, por culpa da pandemia da covid-19.
Depois do embate com os azeris, Portugal cumpre fora os outros dois jogos da primeira jornada tripla, defrontando a Sérvia, em Belgrado, em 27 de março, e o Luxemburgo, na Cidade do Luxemburgo, três dias depois. Os três jogos começam às 19:45 (em Lisboa).
Para garantir uma oitava participação, e sexta consecutiva, no Mundial, cuja edição de 2022 se realiza entre 21 de novembro e 18 de dezembro, Portugal precisa de vencer o agrupamento, sendo que o segundo classificado jogará um "play-off".