José Chieira, antigo diretor de scouting do Sporting, contou como é que os leões contrataram o lateral-direito espanhol, que, atualmente, está ao serviço do Tottenham.
Corpo do artigo
José Chieira, ex-diretor de scouting do Sporting, concedeu uma entrevista ao site “The Athletic”, na qual revelou os detalhes da contratação de Pedro Porro por parte dos leões, em 2022, sublinhando a má gestão do Manchester City em relação ao processo do lateral-direito.
“O Manchester City não sabia o que fazer com ele, mas nós, no Sporting, identificámos muitas coisas boas no jogo dele e decidimos avançar. Também havia o facto de Pep Guardiola ser o treinador. Ele pede aos laterais para jogarem numa maneira que não encaixava no perfil de Porro. Dava para ver que tinha o caráter certo. Achávamos que era alguém que poderia interpretar as instruções de Rúben Amorim. Era mentalmente sólido, o tipo de jogador de que precisas se pretendes vencer todos os jogos. Tudo fazia sentido”, afirmou o português natural de Coimbra, de 50 anos.
E prosseguiu: “Ele foi muito bem treinado por Rúben Amorim no Sporting e também jogou como ala direito, na juventude. Por isso, adquiriu muita experiência em posições atacantes, como posicionamento, movimentos e outros aspetos”, frisou José Chieira, que também passou pelo departamento de scouting do FC Porto.
Pedro Porro foi contratado pelos “citizens” ao Girona em 2019, por 12 milhões de euros, e chegou a Alvalade na temporada 2020/21, cedido pela turma de Manchester. Em 2022, o Sporting adquiriu o passe do futebolista espanhol, de 24 anos, por 8,77 milhões de euros e, no último verão, vendeu-o ao Tottenham por 40 milhões de euros + cinco milhões de euros da taxa de empréstimo da segunda metade da época passada.
Pelo conjunto verde e branco, Pedro Porro foi campeão nacional e levantou duas Taças da Liga.