O centro de treinos em Kazan e a app que traduz russo falado para inglês escrito
Centro de Treinos do Rubin Kazan abre hoje as portas a Portugal, que terá ali "boas condições"
Corpo do artigo
Ao fim da manhã de ontem, no interior do Centro de Treinos do Rubin Kazan, onde a seleção portuguesa vai preparar localmente, a partir de hoje, a presença na Taça das Confederações"2017, eram dados os retoques finais para que não haja razão de queixa da parte de quem se vai servir das instalações - cuja construção foi iniciada em 1976 - renovadas recentemente. E o "segredo" estava bem guardado e policiado, como sucede com quase todos os pormenores relacionados com o evento. "Desculpem, não podem entrar. Voltem amanhã", transmitiu um oficial, comunicando-se com os repórteres de O JOGO com a ajuda de uma aplicação no smartphone que converte automaticamente o russo falado em inglês escrito.
Funcional - como os autocarros à antiga, com cobradores residentes, que circulam, ou melhor, fluem pela cidade... -, mensagem recebida. E reforçada, passados menos de cinco minutos, por um tradutor, que até ficou meio ofendido quando se lhe perguntou se tudo estava a postos para os treinos que a equipa das Quinas ali vai realizar até sábado, véspera do duelo com o México. "Claro que sim", reagiu.
8565153
Por telefone, o brasileiro Carlos Eduardo, antigo jogador do Rubin Kazan, fala de uma realidade que conhece. "Portugal vai encontrar condições de treino de qualidade. Já eram boas há ano e meio, quando eu estava lá, agora, com a reforma que fizeram por causa deste torneio e do Mundial, ainda são melhores", afirma o médio-ofensivo, a O JOGO. "Obviamente, não serão as mesmas condições a que a Seleção estará habituada em sua casa, mas vai dar para trabalhar muito bem. Não falta nada. Os relvados são muito bons", vinca o jogador.