Português chegou às oito assistências e está a duas do máximo atingido na Série A por um defesa. Em casa do Como, na última quinta-feira, o lateral-esquerdo da Lázio foi decisivo para o triunfo, mas seria depois expulso, o que o vai levar a falhar a partida da próxima jornada do campeonato.
Corpo do artigo
Ao somar a oitava assistência da época na liga italiana, Nuno Tavares ficou ainda mais perto de um recorde que, à partida, já não irá escapar-lhe esta época: o de maior número de passes para golo feitos na Serie A por parte de um defesa numa só temporada, estabelecido em 2011/12 por Pablo Armero, lateral-esquerdo colombiano que, pela Udinese, fez na altura uma dezena de assistências.
O lateral português chegou às oito na deslocação de quinta-feira da Lázio a casa do Como, ao fugir pela ala esquerda, cruzando depois para Pedro Rodríguez encostar à boca da baliza. Era o segundo golo da equipa romana, que acabou por golear por 5-1, subindo ao quinto lugar da tabela.
Pouco depois, porém, Tavares seria expulso por duplo. amarelo, o que, soube-se ontem, irá obrigá-lo a cumprir um castigo. Uma contrariedade que irá impedi-lo de manter a média de uma assistência por partida.
Das dez jornadas já realizadas na liga italiana, Tavares entrou precisamente em oito, depois de ter falhado as duas primeiras. Logo no jogo de estreia na liga transalpina fez duas assistências frente ao AC Milan, dose que repetiu à nona ronda no 3-0 caseiro com o Génova. Fez passes decisivos em mais três partidas além desta última (Empoli, Torino e Fiorentina), o que o eleva, a par de Wendell (Zenit) à liderança das assistências nas dez principais ligas europeias. Raphinha, do Barcelona, tem sete.
Nem por 70 milhões é vendido...
As boas exibições de Nuno Tavares na Lázio têm suscitado interesse em vários clubes europeus de nomeada, mas o presidente do clube de Roma, Claudio Lotito, já avisou a concorrência que, para o levarem, terão de abrir (e bem) os cordões à bolsa. “Sou louco pelo Nuno Tavares. Vencemos a forte concorrência de grandes clubes para o contratar no último verão. O Nuno não está à venda, nem mesmo por 70 milhões de euros”, afirmou o dirigente dos laziale numa entrevista recente.