UEFA discute provas europeias no dia 31. Formatos e acesso às competições, com influência nos calendários nacionais, são fraturantes
Corpo do artigo
A nova "roupagem" que as competições europeias podem assumir é tema em análise na próxima quarta-feira, na UEFA, e a Associação de Ligas Europeias (European Leagues-EL) será o interlocutor das ligas nesse debate. Lars-Christer Olsson, desde esta sexta-feira presidente honorário da EL, reconheceu que o formato e forma de acesso às provas não é consensual, bem como a calendarização das mesmas, até porque, defende, "os fãs não querem mais jogos, querem jogos melhores".
Por outro lado, "não devem participar mais de cinco equipas de cada Liga. Isso terá danos nas competições domésticas" e no seu calendário. Recorde-se que a Liga dos Campeões pode ser alterada, a partir de 2024, de 32 para 36 participantes e há clubes a defender a criação de uma Superliga Europeia. "Temos de ser honestos e reconhecer que os clubes têm mais influência do que nós, mas acho que isso vai mudar no futuro, até porque somos ambas (EL e UEFA) organizadoras de competições", afirmou Olsson.