O Barcelona perdeu a invencibilidade na Liga Espanhola e já não poderá igualar feito do Real Madrid na época 1931/32 - os "merengues" são a única equipa a conquistar um campeonato espanhol sem derrotas.
Corpo do artigo
O Barcelona sofreu a primeira derrota da temporada no campeonato espanhol, ao perder por 5-4 frente ao Levante, em jogo da 37.ª e penúltima jornada.
Com o título de campeão já assegurado e sem o argentino Lionel Messi nos convocados, o Barcelona chegou a estar a perder por 5-1 na segunda parte, com o ganês Emmanuel Boateng - que já representou Moreirense e Rio Ave - a ser o principal carrasco da equipa comandada por Ernesto Valverde - marcou aos 9, 30 e 49 minutos.
Os catalães acabariam por reagir por intermédio do brasileiro Philippe Coutinho, que respondeu também com um hat-trick (38, 59 e 64 minutos), num jogo em que o português Nelson Semedo alinhou de início e André Gomes ficou no banco no Barça.
O Barcelona lidera assim com os mesmos 90 pontos, enquanto o Levante ascende ao 15.º lugar.
Noutro jogo da 37ª jornada da liga espanhola, o despromovido Málaga sofreu mais uma pesada derrota, por 4-1, desta vez no terreno do Espanhol, 14.º classificado.
Na véspera, o Atlético de Madrid garantiu o segundo lugar, ao vencer no terreno do Getafe (1-0), para terminar com 78 pontos, mais três do que o Real Madrid, campeão cessante, que goleou em casa o Celta de Vigo (6-0).