Nova medida da CBF amplamente contestada: "O futebol está a ficar cada vez mais chato"
Neymar, Memphis Depay, Gabigol, Denílson e Felipe Melo já se pronunciaram contra punição
Corpo do artigo
A nova punição da CBF de aplicar cartão amarelo a jogadores que subirem com os dois pés em cima da bola está a ser amplamente contestada por vários jogadores que atuam no futebol brasileiro, e até por ex-jogadores.
A decisão da Comissão de Arbitragem surgiu após a final entre Corinthians e Palmeiras, pelo campeonato estadual, em que Memphis Depay subiu na bola, o que causou confusão generalizada e a paralisação do jogo por praticamente dez minutos.
O internacional neerlandês já contestou a medida: “Eu fui para o Brasil para vivenciar o jogo bonito em primeira mão, mas agora a CBF anunciou que nenhum jogador pode ficar em cima da bola ou receberá cartão amarelo. Isso foi decidido depois que eu fiquei em cima da bola por alguns segundos na última final do campeonato paulista.”
“Não que seja um fator tão importante no futebol, mas não vejo qualquer problema. O futebol brasileiro está a crescer e merece visibilidade global. Há muito talento aqui. A alegria e a paixão na forma de nos expressarmos em campo não devem ser limitadas”, acrescentou.
“Quem está a decidir o futuro deste lindo país do futebol? Vamos nos concentrar em quais regras podem melhorar o desporto e focar no lado comercial do futebol, o que beneficia os clubes, os fãs e os jogadores, em vez destes anúncios sem lógica”, concluiu.
Neymar foi outro jogador que se pronunciou sobre a punição. Em resposta a uma publicação do ex-jogador Denílson que falava sobre o caso, o camisola dez do Santos afirmou: “O futebol está a ficar cada vez mais chato.”
Na publicação do seu Instagram, Denílson criticou a punição: “Denílson, por que não há jogadores como antes? Denílson, por que o futebol mudou tanto da sua época? Denílson, por que os jogadores não têm a mesma personalidade? Está aí mais uma para tirar a graça do nosso futebol! É melhor pegar na bola e passar mesmo. Na vida, mas especificamente no futebol, precisamos de ter controlo emocional porque o adversário vai fazer de tudo para nos tirar do sério, faz parte, agora punir? Enfim.”
O ex-jogador Felipe Melo, agora comentador da Globo, também se pronunciou sobre o assunto num programa da SporTV: “Sempre gostei desse tipo de atleta na minha equipa porque ele tira o adversário do sério, como o Memphis fez, colocou o jogo no bolso naquele momento. Acho muito importante isso. Não podemos deixar o futebol engessado.”
“Confesso que se estou a perder um jogo e o jogador faz isso à minha frente, fatalmente atirá-lo-ia para fora do campo, mas eu gostaria de um atleta desses na minha equipa”, admitiu ainda.
Gabigol também contestou a nova orientação da CBF. Após a derrota do Cruzeiro frente ao Internacional por 3-0, no último domingo, que rendeu muitas criticas à arbitragem, o jogador da raposa respondeu a uma publicação com um lance polémico do jogo: “Enquanto isso…a preocupação é subir em cima da bola.”