Noruega visa Israel após sorteio do Mundial: "Ninguém pode ficar indiferente..."
Lise Klaveness, presidente da Federação Norueguesa de Futebol, lamentou o emparelhamento da sua seleção com Israel na qualificação para o Mundial'2026, com base no conflito armado na Faixa de Gaza
Corpo do artigo
Após a Noruega ter sido sorteada juntamente com Israel no Grupo I da qualificação europeia para o Mundial’2026, Lise Klaveness, presidente daquela Federação de Futebol, lamentou esse emparelhamento, com base no conflito armado na Faixa de Gaza.
“Para além do aspeto puramente desportivo, também é difícil para nós. Nenhum de nós pode ficar indiferente aos ataques desproporcionados que Israel tem sujeitado à população civil de Gaza ao longo dos anos”, afirmou a dirigente da Federação Norueguesa de Futebol à imprensa local.
“Estamos mais próximos da região e da Federação Palestiniana de Futebol do que a maioria das outras associações europeias, uma vez que trabalhamos no terreno há mais de dez anos para formar treinadores de futebol e criar atividades futebolísticas para crianças em escolas e campos de refugiados”, acrescentou, justificando assim o seu lamento.
Para além da Noruega, Israel vai defrontar a Estónia, Moldávia e a seleção que for derrotada no embate (a duas mãos) entre Itália e Alemanha, nos quartos de final da Liga das Nações, no Grupo I de qualificação para o Mundial.