UEFA criticada por nomear português para uma equipa que tem treinador e oito jogadores da mesma nacionalidade
Corpo do artigo
Artur Soares Dias foi o árbitro nomeado pela UEFA para, na próxima quinta-feira, apitar o Torino-Wolverhampton, a contar para a primeira mão do play off da Liga Europa.
Em Itália, mas não só, a nomeação suscitou comentários, tendo em conta a ligação dos Wolves a Portugal.
Na equipa inglesa são oito os jogadores portugueses do plantel, enquanto na equipa técnica, liderada por Nuno Espírito Santo, trabalham quatro lusos.
Nesse sentido, o jornal espanhol "Marca" salienta que "estalou a polémica com esta nomeação", acrescentando que "o facto de partilhar a nacionalidade com o clube em que Jorge Mendes tem uma participação, levantou suspeitas, o que poderia ter sido evitado se a UEFA tivesse designado outro árbitro".
O site Toro.it apresenta argumentos semelhantes para questionar a nomeação, mas ressalva que "não se trata de um pretexto para pensar mal a priori", até porque Soares Dias "tem muita experiência e por certo não será a partilha de nacionalidade com alguns elementos a influenciar a sua atuação".
Já o site Calciomercato.it questiona: "UEFA, mas que nomeação é esta?"
Este orgão afirma que "é uma falha grave" da UEFA e que ninguém está "a lançar dúvidas sobre a imparcialidade de Soares Dias", mas que, de qualquer forma, a nomeação "não é apropriada". Num jogo destes, a competição devia processar-se "longe de quaisquer suspeitas", o que, segundo este site, não se verifica com a escolha deste árbitro.