RANKING - Esta semana falamos sobre Pdri, um médio de 18 anos do Barcelona que foi titular na seleção espanhola no Europeu.
Corpo do artigo
É Barça, é La Masia, é escola, é Barcelona. Pedri é tudo isto, só que não.
Na realidade, Pedri foi Las Palmas nos mais decisivos anos da sua formação, mas encontra-se em Barcelona a honrar o legado de Xavi e Iniesta. Nenhum outro, desde que os craques deixaram de vestir a camisola "blaugrana" pareceu tão competente.
Pedri é um herdeiro legítimo, mesmo que de Barcelona tenha apenas... uma época. Ninguém diria, especialmente quem olha para os números do médio a que Luis Enrique deu moral na Seleção espanhola.
Com 18 anos, poucos ou nenhuns jogadores na história de um Europeu foram tão decisivos na dinâmica de uma equipa. Em baixo explica-se porquê. Como Xavi e Iniesta, Pedri é a cara de um tiki-taka de que a Espanha poucas vezes abdica. Os números por 90 minutos seriam um pouco diferentes, mas fazer muito num jogo não é tão bom como manter a grandeza do primeiro ao quinto desafio, do empate com a Suécia à eliminação com a Itália. Pedri não é só o médio com mais passes do Euro"2020 (o segundo é outro espanhol, claro), é também o médio com mais passes para a profundidade, o segundo que mais bolas longas joga, o terceiro que mais passa para o último terço e um dos que mais ocasiões oferece. Em resumo, um pensador que multiplica soluções e um craque que o último dos itens ratifica: é de longe o que soma mais passes inteligentes de acordo com os índices do portal Wyscout.