Nigéria pede desculpa pelo "péssimo desempenho" com o sucessor de José Peseiro
George Finidi empatou com a África do Sul e perdeu com Benim e vai ser substituído
Corpo do artigo
George Finidi foi o eleito para suceder a José Peseiro à frente da seleção da Nigéria, mas já vai ser substituído, após dois jogos (empate com a África do Sul e derrota com o Benim, na fase de qualificação para o Mundial de 2026).
Peseiro deixou a Nigéria após perder a final da CAN e Finidi, antiga estrela da Nigéria, foi apontado em abril. Mas está a desiludir e a federação nigeriana pediu desculpa, anunciando que vai substituído com um "conselheiro técnico expatriado".
"O Comité Executivo pede desculpas sinceras aos nigerianos pelo péssimo desempenho e subsequentes resultados muito fracos da seleção nacional sénior masculina, as Super Águias, em quatro dos 10 jogos da série de qualificação em curso para o Campeonato do Mundo da FIFA 2026, e comprometeu-se a trabalhar assiduamente e a tomar as medidas necessárias para garantir uma equipa mais bem preparada antes dos jogos de qualificação para o Campeonato Africano de Futebol de 2025, em setembro deste ano, e do recomeço das eliminatórias para o Campeonato do Mundo, em março de 2025. Além disso, o Comité Executivo decidiu contratar um conselheiro técnico expatriado para as Super Águias nas próximas semanas, antes dos jogos de qualificação para o Campeonato Africano de Futebol e os restantes jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo da FIFA", comunicou a federação.
E foi ainda mais longe, com desagrado com os jogadores e anunciando uma vasta prospeção para encontrar sangue novo para a seleção: "O Conselho de Administração manifestou o seu descontentamento com a má atitude de alguns jogadores em relação à missão nacional e decidiu, por unanimidade, a favor de um programa de prospeção mais sólido de jogadores nigerianos excecionais, elegíveis nos quatro cantos do mundo, que possam acrescentar um enorme valor à equipa principal do país."
A Nigéria é quinta no Grupo C de qualificação para o Mundial'2026, com apenas três pontos em quatro jogos.