Newcastle já tem novo treinador: o contrato e a explicação para a escolha
Eddie Howe assume o comando técnico do novo-rico do futebol inglês.
Corpo do artigo
O antigo futebolista inglês Eddie Howe, de 43 anos, é o novo treinador do Newcastle, assumindo o lugar deixado vago após o despedimento de Steve Bruce, há três semanas.
"O Newcastle tem o prazer de confirmar a escolha de Eddie Howe como novo treinador principal do clube, com um contrato válido até ao verão de 2024", indica o clube, comprado no início de outubro por um fundo saudita, no sítio oficial na internet.
A contratação de Howe, que foi jogador e, depois, treinador do Bournemouth, acontece pouco mais de um mês após a compra do Newcastle por cerca de 350 milhões de euros e num momento em que o histórico clube está em zona de descida na Liga inglesa.
No fim de semana, o novo técnico já assistiu ao empate dos "magpies", os únicos na Liga ainda sem qualquer vitória, em casa do Brighton (1-1), e quando a equipa é 19.ª e penúltima classificada, com cinco pontos (cinco empates e seis derrotas).
"Isto é uma oportunidade maravilhosa, mas há muito trabalho pela frente e estou ansioso para chegar ao campo de treino e começar a trabalhar com os jogadores", disse Howe, citado pela assessoria do clube.
"Ficamos incrivelmente impressionados com Eddie num processo de recrutamento rigoroso. Para além das suas conquistas no AFC Bournemouth, onde teve um impacto transformador, é um treinador apaixonado e dinâmico que tem ideias claras sobre como levar esta equipa e o clube para a frente", considerou, por seu lado, Amanda Staveley, CEO da nova composição acionista do clube. "Encaixa-se perfeitamente no que estamos a tentar construir", reforçou.
Eddie Howe estava sem treinar desde 2019/20, quando esteve à frente do Bournemouth, que desceu nessa época ao Championship, ao terminar a Liga em 18.º lugar.