"Não me surpreenderia se Lamine Yamal fosse o substituto de Mbappé no PSG"
Palavras de Massimo Franchi, cofundador do Golden Boy
Corpo do artigo
Massimo Franchi, cofundador do Golden Boy, que desde 2003 distingue o melhor futebolista com menos de 21 anos a atuar no futebol europeu, sendo entregue pelo jornal Tuttosport, desfez-se esta quarta-feira em elogios a Lamine Yamal, que aos 16 anos lidera atualmente a avaliação do prémio.
Em declarações ao portal TZ, Franchi começou por destacar a estreia do extremo do Barcelona no Euro’2024, ao serviço de Espanha, e apontou que tem tudo para vingar durante largos na elite do futebol mundial.
“A sua estreia recorde num Europeu contra a Croácia, com apenas 16 anos e 338 dias, confirma todas as expectativas postas nele. É simplesmente um jogador sem limites. Um só jogo no Estádio Olímpico de Berlim chegou para se converter na nova estrela de Espanha. De momento, não marca tantos golos em proporção à sua enorme classe e interminável repertório de habilidades, mas só tem 16 anos, por favor! Este é um aspeto muito importante a ter em conta, porque se marcasse muitos golos no futebol atual, moderno, super rápido e super intenso, então sem dúvida que seria o novo Pelé”, defendeu.
Com base nesses elogios, o italiano considerou até que Yamal poderá vir a motivar uma “loucura” do PSG neste mercado de verão, aproveitando o facto de o Barcelona estar a atravessar problemas económicos.
“Não me surpreenderia que um dia, talvez a 31 de agosto [data em que fecha o mercado], os jornais anunciem que ele será o substituto de Kylian Mbappé no PSG. Inclusivamente a um preço que supere o recorde anterior de 222 milhões de euros que pagou o PSG por Neymar. Talvez o clube francês consiga Yamal por 250 milhões de euros. Isto é algo que tem estado na minha mente”, referiu.
“Quando penso numa futura superestrela, só posso pensar em Lamine Yamal. A sua cláusula de rescisão no Barcelona é de mil milhões de euros, mas o Barça tem problemas económicos. Há pouco tempo perguntei a Nasser Al-Khelaifi [presidente do PSG] quem gostaria de contratar e ele disse que a única grande estrela na próxima época será o treinador Luis Enrique, mas não acredito. O PSG tem demasiado dinheiro e a tentação é demasiado grande para o usar. Creio que a tentação prevalecerá no final. Como reza uma frase de Oscar Wilde: ‘Posso resistir a tudo menos à tentação’”, concluiu.
Yamal, que já se tornou no jogador mais jovem de sempre a disputar um Europeu, registou sete golos e as mesmas assistências em 50 jogos disputados pelo Barcelona na época passada, um ano depois da sua estreia pelo gigante “blaugrana”, onde se sagrou campeão espanhol em 2022/23.