"Não gostamos de nada em Ronaldo que preferimos ver um argentino sorrir", lê-se num jornal uruguaio
A comunicação social do Uruguai não é diferente e partilha com a portuguesa o entusiasmo pelo jogo dos oitavos de final do Mundial'2018 que oporá a equipa "Celeste" à Seleção Nacional
Corpo do artigo
"Nunca um futebolista representou tão bem tudo o que um uruguaio detesta num ser humano como Cristiano Ronaldo", assim começa o texto do jornal uruguaio El País, ponto de partida para concentrar no craque português quase tudo o que os uruguaios pensam do Portugal-Uruguai deste sábado, a contar para os oitavos de final do Mundial'2018.
Não, não se tratam de dezenas de linhas e milhares de letras gastas em críticas a CR7. "Cristiano Ronaldo é vaidoso, arrogante, narcisista, foi salvo de várias sanções por conduta antidesportiva apenas por ser quem é e nós, uruguaios, odiamos tudo o que ele representa. Ele também é um atleta de elite, um talento que poucos viram na história do futebol, um exemplo de superação e esforço para atingir as metas que um ser humano anseia durante anos. E nós também o odiamos por isso. Odiamos tanto que que o admiramos", pode ler-se no mesmo extenso texto, um espécie de auto de contrição de um povo que aprendeu a ser rival da Argentina, mas que até isso é capaz de colocar em causa.
"Não gostamos nada de Cristiano Ronaldo que preferimos ver um argentino a sorrir e em cada duelo entre Barcelona e Real Madrid - antes mesmo de Suárez chegar ao clube blaugrana -. a maioria dos adeptos uruguaios queria que Messi vencesse"
"Não gostamos de nada em Cristiano Ronaldo que preferimos ver um argentino sorrir e em cada duelo entre Barcelona e Real Madrid - antes mesmo de Suárez chegar ao clube blaugrana -. a maioria dos adeptos uruguaios queria que Messi vencesse. A imagem de um CR7 no meio de uma celebração de golo, os seus gestos "aqui estou", a sua expressão facial "eles sabem que não podem viver sem mim", o grito depois de saltar, girar e cair no chão, deixa-nos com raiva sempre que a vemos, mesmo em jogos de Playstation. E não podemos parar de olhar".
Neste texto que é, nesse sentido, uma declaração de ódio e amor a Cristiano Ronaldo, o capitão português acaba comparado a uma personagem da Guerra das Estrelas. "Se a Guerra das Estrelas fosse um jogo de futebol, Cristiano Ronaldo seria Darth Vader. Uma imensa presença para a qual é impossível evitar olhar, que nos faz ter medo e que, ao mesmo tempo, queremos que sofra e que fique um pouco mais no ecrã. É o melhor inimigo que o futebol nos pode dar", conclui-se antes dos autores acabarem a dar razão a Cristiano Ronaldo.
"É por isso que sabemos que é um perigo real e não podemos tolerar a ideia de sermos eliminados e o mundo inteiro vê-lo a mostrar seu abdómen diante de uma bancada cheia de uruguaios"
"Porque o que mais nos enfurece é que Cristiano Ronaldo está certo. Ele é o melhor atleta que o futebol já viu e sempre que achamos que a sua carreira está esgotada, ele fica cada vez melhor. É mentira que 'o verdadeiro Ronaldo' é o brasileiro. Esse Ronaldo, essa máquina de quebrar recordes e faturar milhões de dólares com cada amarelo que vê por tirar a camisola, veio da Madeira para ficar na nossa retina, levar todo o nosso ódio com uma mão e atira-lo ao chão com cara de 'e o que eu me importo?'. É por isso que o odiamos. É por isso que o amamos. É por isso que sabemos que é um perigo real e não podemos tolerar a ideia de sermos eliminados e o mundo inteiro vê-lo a mostrar seu abdómen diante de uma bancada cheia de uruguaios. É por isso que temos de ganhar", finalizam.