Zarema Salikhova lembrou a passagem do português pela Arábia Saudita e preferia um técnico com outro currículo.
Corpo do artigo
Rui Vitória, tal como O JOGO online anunciou em tempo oportuno, está na iminência de ser anunciado como novo treinador do Spartak de Moscovo, mas a escolha no treinador português não é consensual no clube russo. Tanto assim é que Zarema Salikhova, esposa do dono do clube, apresentou a demissão da Direção, onde assumia funções como responsável financeira, desaprovando a entrada de Vitória para o comando técnico.
"Não recebi respostas do diretor desportivo do clube, então deixo aos especialistas uma pergunta simples: porquê convidar no ano do centenário um treinador que ficou em 15º lugar com o clube mais rico da Arábia Saudita (tendo conquistado 8 pontos em 10 jogos)?", questionou, em declarações publicadas pelo "Sport Express".
Salikhova continua a explicar os motivos que a levam a pensar que o comando técnico deveria ser entregue a outro treinador. "Rui Vitória deixou o futebol europeu em 2017 [ndr: deixou o Benfica em 2019], optando por condições económicas confortáveis para si e falta de competição. Para mim, pessoalmente, os campeonatos árabes são como um cemitério. Eles vão lá apenas por dinheiro, para terminar o percurso", vincou. "Prefiro treinadores ativos da Europa, Itália ou França, que estão acostumados a trabalhar sob stress, que escolhem uma carreira em vez de dinheiro árabe ou chinês. Para o Spartak, no ano do centenário, escolheria um treinador com ambições, que através do Spartak procura entrar na elite do futebol mundial e não coloca a Rússia ao nível da Arábia Saudita", disse ainda.
Rui Vitória, recorde-se, está sem clube desde a saída do comando técnico dos sauditas do Al Nassr, em dezembro de 2020, depois de em Portugal ter orientado Benfica, Vitória de Guimarães, Paços de Ferreira, Fátima e Vilafranquense.