
Croácia
A Croácias é a terceira seleção europeia apurada
Corpo do artigo
A Croácia garantiu hoje uma vaga no Mundial 2026 de futebol, tornando-se na 27.ª seleção a qualificar-se para a prova que vai decorrer entre 11 de junho e 19 de julho de 2026 nos Estados Unidos, México e Canadá.
Leia também Varandas atira-se a Villas-Boas: "Não é lufada de ar fresco, é bafio, hipocrisia do pior"
A vitória 'natural' dos croatas, vice-campeões do mundo em 2018, sobre as Ilhas Faroé (3-1) confirmou o primeiro lugar do Grupo L da zona de qualificação europeia, permitindo-lhes juntaram-se à Inglaterra e à França no lote de países europeus que já garantiram uma vaga no maior evento do futebol mundial.
O médio Geza Turi, de 24 anos, nascido na Hungria, ainda marcou primeiro para as Ilhas Faroé, mas Gvardiol, aos 23, o ex-benfiquista Petar Musa, aos 57, e Vlasic, aos 70, deram a volta ao marcador para a Croácia, que garantiu o primeiro posto na 'poule', com 19 pontos, enquanto a República Checa já não 'ameaça' os croatas, estando em segundo, com 13, e com presença nos play-offs.
No outro jogo do agrupamento, Montenegro aplicou a sétima derrota em sete jogos a Gibraltar (2-1).
Já a Alemanha, que venceu fora por 2-0 no Luxemburgo, com o benfiquista Leandro Barreiro, conquistando a quarta vitória em cinco jogos da qualificação (12 pontos), continua a 'lamentar' a derrota na primeira ronda frente à Eslováquia, que também tem 12 pontos, depois de bater hoje pela margem mínima a Irlanda do Norte (1-0), com um golo de Tomas Bobcek, aos 90+1 minutos.
O 'bis' do 'gigante' Nick Woltemade deu aos germânicos o triunfo no Grão-ducado, pelo que a decisão do primeiro lugar do Grupo A, que garante o apuramento direto, está agendada para o confronto da próxima segunda-feira, na Red Bull Arena, em Leipzig, com os eslovacos.
Contudo, bastará à formação de Julian Nagelsmann um empate em casa, já que, em caso de igualdade pontual no final da qualificação, tem vantagem no primeiro critério de desempate, a diferença de golos: 10-3 para os alemães e 6-2 para os eslovacos.
No Grupo G, o empate entra a Polónia e os Países Baixos a uma bola também adiou a definição da qualificação, com os golos de Jakub Kaminski, médio dos alemães do Colónia, após assistência do goleador do FC Barcelona Robert Lewandowski (43), e de Memphis Depay, dos brasileiros do Corinthians (47) a manterem a 'chama acesa' até ao fim.
A seleção neerlandesa, que recebe a Lituânia no oitavo e último jogo, na segunda-feira, conta com 17 pontos, mais três face aos polacos (14), que visitam a frágil Malta, sendo que o conjunto liderado por Ronald Koeman tem mais de 'pé e meio' no Mundial2026.
Isto porque, além da vantagem pontual, os Países Baixos beneficiam de uma considerável diferença de golos relativamente à Polónia (23-4 contra 11-5), pelo que seria preciso que os polacos conseguissem anular a desvantagem de 13 golos.
Porém, Malta surpreendeu hoje ao ganhar fora à Finlândia (1-0), com o único golo do jogo a ser apontado por Jake Grech aos 81 minutos, apenas dois minutos depois de ter entrado em campo. O resultado é, ainda assim, insuficiente para que os malteses almejem a algo mais do que o quarto posto na 'poule'.
O Mundial2026, que pela primeira vez será disputado por 48 seleções, tem mais de metade das vagas preenchidas, face às 27 equipas que já se qualificaram e que se juntam aos três anfitriões (Estados Unidos, Canadá e México).

