Mundial'2022: África do Sul quer jogo com Gana investigado por suspeita de resultado manipulado

África do Sul suspeita que resultado do jogo com Gana foi combinado
AFP
Duelo de qualificação ficou decidido com a conversão de uma grande penalidade, na sequência de uma falta contestada pelos jogadores sul-africanos.
Corpo do artigo
Impossibilitada matematicamente de se apurar, via play-off, para o Mundial'2022, em função da controversa derrota ante o Gana (0-1), a Federação da África do Sul quer que seja feita uma investigação ao jogo por suspeitar que o resultado foi manipulado.
"Suspeitamos que o jogo estava combinado e precisa de ser investigado. A conduta dos oficiais do jogo deixou muito a desejar e queremos que a CAF [Confederação Africana de Futebol) e a FIFA investiguem [o que se passou]", afirmou Tebogo Motlanthe, diretor-executivo da SAFA, citado pelo jornal "TimesLIVE".
O jogo ficou decidido com um golo de André Ayew, marcado através de penálti, aos 32', sendo a falta, que originou o castigo máximo, muito contestada pelos jogadores da África do Sul, dado que parece ocorrer uma simulação de um jogador ganês na área.
A derrota permitiu à seleção do Gana apurar-se para o play-off de acesso ao Mundial'2022, que será disputado pelos respetivos primeiros classificados dos grupos da zona africana de qualificação para a competição a decorrer no Catar.
https://d3t5avr471xfwf.cloudfront.net/2021/11/pe_20211116085104/mp4/pe_20211116085104.mp4
