
O Equador regressou às vitórias na quinta-feira e deu mais um passo rumo à presença no Mundial de 2018, ao derrotar em casa o Chile, por 3-0, na nona jornada no torneio sul-americano de apuramento.
Ao contrário do Equador, que igualou provisoriamente o Uruguai no topo da classificação, com 16 pontos, o Chile está em sétimo lugar, a cinco pontos de distância, e tem a qualificação muito dificultada, pouco mais de três meses depois de ter conquistado a Copa América.
Vinda de um empate e três derrotas, após um arranque imaculado (quatro triunfos), a seleção equatoriana retomou o caminho dos triunfos com golos de Antonio Valencia (19), Cristian Ramírez (23) e Felipe Caicedo (46), avançado que já representou o Sporting.
Com nove jogos disputados, o Equador igualou o Uruguai, mas a 'celeste' recebe ainda a Venezuela nesta jornada, da qual procura sair isolado na liderança.
O Brasil, que joga em casa com a Bolívia, e a Argentina, que visita o Peru, seguem logo atrás, ambos com 15 pontos, enquanto a Colômbia defende uma posição no 'top-5' perante o Paraguai na deslocação a Assunção, num jogo entre equipas separadas por um ponto (13 contra 12).
Na América do Sul, os quatro primeiros primeiros qualificam-se diretamente para o Campeonato do Mundo e o quinto classificado disputa um 'play-off' a duas mãos com vencedor da Oceânia.
