Mundial de Clubes poderá ter mais participantes e ser disputado na Europa em 2029
FIFA estuda forma de capitalizar a edição deste ano, que considera ter sido um sucesso. Portugal é hipótese daqui a quatro anos. Organismo presidido por Infantino pode revolucionar calendário internacional, não só mudando os Mundiais de seleções para o inverno como passando o de clubes para evento bienal e com 48 equipas.
Corpo do artigo
Visto pela FIFA como um sucesso, a edição do Mundial de Clubes disputada neste verão (e ganha pelo Chelsea) nos Estados Unidos deverá dar lugar a uma edição mais alargada, com 48 participantes, daqui a quatro anos. E a sua disputa em território europeu é outra forte hipótese. Segundo meios informativos internacionais, os responsáveis da FIFA estão a analisar várias possibilidades para tirar partido da edição inaugural, nomeadamente a forma de alargar o número de participantes de 32 para 48. Uma ideia passa pela realização de eliminatórias até se encontrarem os 32 clubes que disputarão a fase final, aumentando assim a duração do torneio. Seria, igualmente, o modo de garantir que os grandes clubes europeus não ficam de fora, como sucedeu com Liverpool e Barcelona na edição deste ano.
Como pano de fundo destas mudanças prováveis estão, naturalmente, os direitos televisivos e a sua otimização por parte da FIFA. Para os clubes participantes é garantia de mais uma fonte de rendimento significativa, mas para os jogadores não será propriamente uma boa notícia, uma vez que já são obrigados a disputar um elevado número de partidas por época.
A organização presidida por Gianni Infantino poderá, no entanto, não ficar por aqui no que se refere a alterações no calendário internacional. Não só a realização do Mundial de Clubes a cada dois anos está em equação, como também a alteração das datas habituais do Campeonato do Mundo. Já na edição de ontem demos conta da vontade manifestada por Infantino de adequar a data do Mundial às condições meteorológicas e até sociais dos diversos países onde se realize - calor extremo ou o desfasamento do período do Ramadão, por exemplo -, levando a que volte a disputar-se nos meses de inverno, como sucedeu em 2022, no Catar. Isso será só a partir de 2034, quando a Arábia Saudita receber o Mundial, mas até pode ser que o vizinho Catar acolha o Mundial de Clubes em 2031... no inverno.
Portugal entra nos rumores
E se o próximo Mundial de Clubes fosse uma espécie de ensaio geral para o Campeonato do Mundo de 2030? Portugal, Espanha e Marrocos vão organizar em conjunto a maior competição de seleções do planeta e a "RMC", aponta qualquer dos três países como potencial anfitrião do Mundial de Clubes em 2029. Também a China está nesse cenário, até por não receber grandes eventos desde a pandemia de covid-19. O calendário da FIFA está definido apenas até 2030.