Mundial de Clubes: Manchester City goleia e está nos "oitavos" com a Juventus
Citizens golearam o Al Ain por 6-0
Corpo do artigo
Manchester City, detentor do título, e Juventus apuraram-se domingo, ambos com goleadas, para os oitavos de final do Mundial de clubes, a decorrer nos Estados Unidos, enquanto o Real Madrid somou o primeiro triunfo.
No Grupo G, em Atlanta, o City, vencedor do título em 2023, no anterior formato, varreu o Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos, por 6-0, já depois de Juventus ter vencido o Wydad Casablanca, por 4-1, ficando agora, depois da segunda jornada, ingleses e italianos a lutar pelo primeiro lugar.
Wydad e Al Ain, de Rui Patrício e Fábio Cardoso, ficaram eliminados.
No Grupo H, em Charlotte, o Real Madrid, recordista da prova, venceu o Pachuca, por 3-1, e alcançou o primeiro triunfo sob o comando de Xabi Alonso, numa partida em que os espanhóis atuaram desde os sete minutos reduzidos a 10 jogadores.
Real leva agora quatro pontos, os mesmos que o Salzburgo, que empatou a zero com o Al Hilal, com os sauditas a terem dois e ainda possibilidades de apuramento, e com o Pachuca, com zero, a dizer definitivamente adeus aos Estados Unidos na terceira e última ronda.
Bernardo Silva e Matheus Nunes foram titulares no Manchester City, que comprovou a esperada superioridade sobre o Al Ain, que voltou a ter Fábio Cardoso no banco, como suplente não utilizado, e castigou Rui Patrício, que esteve na baliza nos 5-0 impostos pela Juventus na primeira jornada.
De nada valeu o afastamento do mais internacional guarda-redes português de sempre, já que os ingleses foram donos e senhores do desafio, com um resultado que poderia ter sido ainda bem mais expressivo do que o 6-0.
Na estreia absoluta do argelino Ait-Nouri (ex-Wolverhampton) e com Rúben Dias a entrar na segunda parte, o City começou a construir a goleada pelo alemão Gündogan.
O médio marcou aos oito minutos e bisou aos 73, o segundo com assistência de Bernardo Silva. Ainda na primeira parte, o argentino Echeverri estreou-se a marcar pela equipa de Pep Guardiola, aos 27, de livre direto, e Haaland aumentou a diferença perto do intervalo, aos 45+5, de grande penalidade.
Nos instantes finais, o norueguês Bobb, aos 84 minutos, fez o 5-0 e, aos 89, o francês Cherki fechou o 6-0.
Horas antes, em Filadélfia, Juventus bateu o Wydad Casablanca por 4-1 com Alberto Costa e Francisco Conceição novamente no onze.
A Juventus confirmou que está no Mundial de clubes em grande forma e desta vez ‘despachou’ os marroquinos com o avançado turco Kenan Yildiz a assinar um bis, registo que devia ter sido um "hat-trick", mas que a FIFA não deixou.
Logo aos seis minutos, o avançado festejou o seu primeiro golo na partida, mas a FIFA acabou por entregar o nome do marcador ao defesa Boutouil, que fez assim autogolo com um desvio que traiu o seu guarda-redes.
Mesmo assim, o turco assinou oficialmente dois tentos, o primeiro aos 16 minutos e o segundo aos 69, com o sul-africano Lorch a reduzir para o emblema de Casablanca, aos 25.
A goleada ficou fechada no período de compensação (90+4 minutos), com o sérvio Vlahovic a sofrer uma falta na grande área do brasileiro Guilherme Ferreira, que ainda há dias defendia as cores do Felgueiras na II Liga portuguesa, e a converter com sucesso a grande penalidade.
Já a vida do Real Madrid, no Grupo H, pareceu ficar bem complicada logo aos sete minutos, quando Asencio viu o vermelho direto, mas o histórico espanhol, mesmo assim, puxou dos galões perante os mexicanos do Pachuca.
O inglês Bellingham, aos 35 minutos, e o turco Arda Güler, aos 43, levaram o Real em vantagem para o intervalo, com o uruguaio Valverde a acabar com as dúvidas, aos 70. Montiel, aos 81, ainda marcou para o Pachuca.
Pouco depois, em Washington, o Al Hilal teve em campo Rúben Neves e João Cancelo, e até teve as melhores oportunidades do encontro, mas ficou a zero perante o Salzburgo, com as decisões a ficarem adiadas para a terceira e última jornada.
Os sauditas estiveram em cima da partida, mas, tal como já tinha acontecido com o Real Madrid, o guarda-redes Bono acabou por disfarçar as lacunas defensivas do Al Hilal, com mais uma excelente exibição.
TODOS OS JOGOS DO FIFA MUNDIAL DE CLUBES SÃO GRÁTIS NA APP DA DAZN. SAIBA MAIS.