Estudo da KPMG indica que o Manchester United e o Real Madrid são os clubes mais valiosos.
Corpo do artigo
O Real Madrid e o Manchester United lideram a classificação dos 32 clubes de futebol com maior valor financeiro da Europa, na qual o Benfica ocupa o 21.ª posição e o FC Porto a 28.ª, indica um estudo da KPMG.
Tanto o Real Madrid como o Manchester United foram avaliados em 2,9 mil milhões de euros, seguindo-se na lista o Barcelona (2,7 mil milhões) e o Bayern Munique (2,1 mil milhões).
O Benfica, tricampeão português de futebol, ocupa o 21.º lugar, com 285 milhões de euros, e o FC Porto é 28.º, com 188 milhões.
Para a elaboração do estudo, divulgado na quarta-feira, foram tidos em conta vários pressupostos, entre os quais rentabilidade, potencial desportivo, direitos de transmissão televisiva, e propriedade do estádio.
No top 10, a liga inglesa é a mais representada, com cinco clubes -- Manchester United, Arsenal, Manchester City, Chelsea e Liverpool -, seguindo-se a Espanha, com dois.
A liga alemã está representada nos 10 primeiros classificados pelo Bayern Munique (2,1 mil mihões), enquanto a Juventus, nona classificada (983 ME) e o Paris Saint-Germain, 10.º (843 ME), são os únicos representadas das ligas italiana e francesa, respetivamente.