José Mourinho, treinador do Fenerbahçe, fez ontem a antevisão ao duelo em casa do Twente, marcado para as 20h00 desta quinta-feira e relativo à segunda jornada da fase regular da Liga Europa
Corpo do artigo
Ambição mantém-se: "Ganhei a Champions pelo FC Porto há 20 anos (2003/04), mas há dois anos venci a Liga Conferência (2021/22) pela Roma e há um ano, com o mesmo clube, perdi a final da Liga Europa (2022/23). Portanto, não se pode dizer que era ambicioso há 20 anos e agora já não. Mostrei isso nos últimos dois anos. Estar no Fenerbahçe é o oposto de não ter ambição. O Fenerbahçe tem ambição apesar de as condições para atingir os objetivos serem muitíssimo difíceis. Tenho o mesmo fogo, a mesma ambição. Ainda faço as minhas coisas em termos emocionais, ainda levo os meus cartões amarelos (risos). Tirando o meu aspeto... nada mudou."
Novo formato das competições europeias: "Há coisas boas e ruins neste novo e estranho formato. Uma das coisas boas é que as equipas não vêm mais da Liga dos Campeões. As equipas que iniciam este torneio terminam este torneio. Quando olhamos para os nomes, há equipas realmente difíceis."
Sobre o Twente: "A força deles vem do facto de serem uma equipa. Jogam em equipa e vê-se bem o trabalho que fazem. Defendem bem e pressionam na frente."
Prosseguir a carreira na Turquia: "Nunca diria que vencer a liga espanhola com o Real Madrid é mais importante para mim do que vencer a liga turca com o Fenerbahçe. Não há diferença. O Fenerbahçe é um clube muito grande e a Turquia é um país maravilhoso. Há algumas coisas que ainda estou a aprender e outras com que tenho de conviver e aceitar porque não vou mudá-las. Não me arrependo da minha decisão de vir aqui. Estou totalmente focado no que quero fazer com o clube. O Fenerbahçe quer vencer troféus. Na Turquia temos bons adversários. Na Liga Europa constatamos que o nível dos rivais é muito alto. Temos sete jogos para fazer o número de pontos de que precisamos para chegar à fase seguinte. Não sei de quantos necessitamos. Quando lá chegarmos pensaremos na fase 3."
Stuart Attwell, que apitou a polémica final da Liga Europa que a Roma perdeu para o Sevilha, é o VAR do jogo de hoje: "Não é um problema, acredito na honestidade dos árbitros. Mas tenho más memórias, foi um dia muito mau para eles e que influenciou a história de um clube, dos fãs, do treinador e dos jogadores. Não me esqueço disso."