Mãe da lenda brasileira estava hospitalizada há mais de uma semana, tendo falecido em Santos
Corpo do artigo
Celeste Arantes, mãe de Pelé, morreu esta sexta-feira em Santos, no Brasil, aos 101 anos.
De acordo com o Globo Esporte, a mãe do “Rei do Futebol”, falecido em 2022, estava hospitalizada há mais de uma semana, não se sabendo, contudo, a causa da sua morte.
Celeste Arantes foi casada com o antigo futebolista Dondinho, pai de Pelé, que faleceu em 1996, com quem teve mais dois filhos: Jair - morreu em 2020 - e Maria Lúcia, que cuidava da mãe.
O Santos, clube onde Pelé passou a maior parte da sua carreira, já reagiu ao falecimento da sua mãe com um emocionado comunicado nas redes sociais.
“Nascida em Três Corações, Celeste teve uma infância difícil ao lado do seu irmão Jorge. Ainda jovem, conheceu Dondinho, com quem viveu uma grande história de amor e iniciou a sua família. Dessa família surgiria Edson Arantes, chamado carinhosamente de Dico, e que mais tarde o mundo conheceria como Pelé. Porém, para o menino Dico se tornar Rei, um longo caminho precisou de ser percorrido. E esse caminho não seria possível sem a também eterna Dona Celeste. Foram 101 anos de uma história de vida inspiradora. De uma mulher negra que enfrentou as infinitas adversidades da vida pelo bem da sua família. Descanse em paz, Rainha. O carinho, a admiração e a gratidão da nação santista são para sempre”, pode ler-se.
Também a fundação Pelé salientou a importância de Celeste Arantes na vida do “Rei”: “Uma referência como mãe, que ensinou valores humanitários que o Edson difundiu e defendeu por toda a sua jornada. Hoje os sentimentos misturam-se. Lamentamos profundamente a despedida de ‘Celestinha’, como o seu filho carinhosamente lhe chamava. Ao mesmo tempo, seremos eternamente gratos por ela ter existido”.
“A Pelé Foundation envia todo seu afeto e solidariedade a família Arantes do Nascimento. Que encontremos conforto nestas lindas imagens, pois por detrás de cada ídolo que conhecemos há uma mãe que fornece toda a estrutura necessária para alcançarmos os nossos sonhos. Dona Celeste é a rainha-mãe e estará para sempre carinhosamente guardada em nossas memórias e corações”, completam.