Montella quer imitar modelo sul-americano na qualificação europeia para o Mundial

Vincenzo Montella
Selecionador da Turquia refere que a América do Sul qualifica 60% das seleções enquanto a Europa apenas 30%
Corpo do artigo
A Turquia ocupa o segundo posto no Grupo E de qualificação para o Mundial'2026, atrás da Espanha, o que garante o play-off, e Vincenzo Montella, selecionador dos turcos, não está satisfeito com o modelo de qualificação, exigindo uma revolução no mesmo à FIFA.
Leia também Vítor Baía coloca Diogo Costa no top 3: "Custa-me perceber como ainda não está noutra equipa..."
"Apenas 30% das seleções europeias se classificam, espero que a FIFA estude um megagrupo baseado no modelo sul-americano [de grupo único]", comentou o técnico, que salientou que a América do Sul qualifica 60% das seleções, um número que pode ascender aos 70% através do play-off.
"É claro que num único grupo é muito mais fácil qualificar-nos do que não nos qualificarmos. Agora, muito, ou demasiado, depende do sorteio: nós, por exemplo, para ir diretamente ao Mundial, éramos obrigados a superar a Espanha, a equipa campeã da Europa e a melhor seleção do mundo. Gosto do sistema adotado na Liga dos Campeões e noutras competições europeias de clubes e acredito, ou pelo menos é essa a minha sensação, que a FIFA irá estudar uma possível reforma que siga esse mesmo esquema, que é um pouco mais justo", completou.

