Transportadora aérea LAM indisponível para assegurar voos da próxima jornada do Moçambola por falta de pagamento das equipas
Corpo do artigo
A transportadora aérea moçambicana LAM disse esta sexta-feira que a indisponibilidade para assegurar voos na próxima jornada do campeonato moçambicano de futebol, entretanto cancelada, resultou da falta de pagamento das passagens aéreas pelas equipas do Moçambola envolvidas na competição.
"A companhia esclarece que essa indisponibilidade está relacionada com a falta de cumprimento de pagamentos para a emissão de passagens das equipas intervenientes na competição", lê-se no comunicado da Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), enviado hoje à Lusa.
Os jogos da sexta jornada do campeonato moçambicano de futebol foram adiados devido aos "constrangimentos" no transporte aéreo das equipas, anunciou na quinta-feira a Liga Moçambicana de Futebol (LMF), pedindo soluções à LAM.
"Devido aos aspetos ligados ao transporte aéreo que têm constituído desafios e constrangimentos à LMF nesta fase, para assegurar as deslocações aéreas dos clubes para a realização dos jogos, assim a LMF comunica o adiamento dos jogos da 6.ª jornada", lê-se num comunicado da liga.
Na resposta, a LAM refere que comunicou à LMF que, "no atual contexto da companhia", as passagens para os intervenientes das delegações do campeonato "devem ser pagas antes da realização dos voos, dado que também existe um passivo referente às primeiras jornadas do ano em curso e dos anos anteriores".
"Devido a esse facto, até ao momento, não se procedeu à renovação do contrato que nos anos anteriores servia de base para a emissão de passagens. Contudo, a LAM expressa disponibilidade para o prosseguimento de negociações tendo em vista a criação de soluções para viabilizar a deslocação das equipas do campeonato nacional de futebol - Moçambola 2025", conclui.
De acordo com a informação anterior da LMF, apesar do adiamento da jornada, a partida entre as equipas do Baia de Pemba e do Ferroviário de Nampula vai disputar-se no fim de semana, já que ambas as formações não precisam de deslocação aérea.
A companhia aérea estatal LAM está em processo de reestruturação e à procura de novos aviões, enquanto enfrenta problemas logísticos com as poucas aeronaves operacionais.
O arranque do campeonato de Moçambique de 2025, inicialmente previsto para 26 de março, foi adiado para 17 de maio, devido a questões logísticas e económicas, anunciou na altura a LMF.
Na origem deste adiamento, face ao calendário inicial, estiveram já então, sobretudo, questões logísticas, relacionadas com problemas nos transportes aéreos no país, mas também económicas, devido ao “contexto” que Moçambique vive, após um conturbado processo eleitoral e forte agitação social nas ruas nos últimos cinco meses.