O Midtjylland lançou nomes como Diomande, Kjaer ou Isaksen para a alta roda europeia
Corpo do artigo
O Midtjylland é uma fábrica de talentos desde 2004, ano em que criou a própria academia, sendo o primeiro emblema dinamarquês a fazê-lo. Do viveiro do emblema nórdico saíram nomes como Tengstedt, avançado que está emprestado pelo Benfica ao Hellas Verona, Simon Kjaer, central com 130 internacionalizações pela Dinamarca e que passou por clubes como Milan, Sevilha e Lille, entre outros. Há ainda Gustav Isaksen, de má memória para os adeptos do FC Porto, pois é o extremo que fez o passe para o golo de Pedro que ditou a derrota dos dragões aos pés da Lázio, a segunda nesta Liga Europa.
Outro dos nomes fortes saídos da academia dinamarquesa é Diomande, central do Sporting, que passou pelo Mafra fruto de uma parceria entre o Midtjylland e o emblema da II Liga, estabelecida em 2023, que tem como objetivo dar minutos a atletas ligados ao clube sediado em Herning com potencial para chegarem à equipa principal. De resto, no plantel atual dos nórdicos há dois jogadores que passaram pelos mafrenses: o guardião Olafsson, que tem assumido a baliza, e Ousmane Diao, central que é uma peça-chave no eixo da defesa da equipa comandada por Thomas Thomasberg.
Thomasberg pede entrada corajosa
Thomas Thomasberg perspetivou um duelo intenso frente a um FC Porto “forte”. “É uma equipa que tenta ganhar muitos jogos, tal como nós. Vamos ver se conseguimos esse equilíbrio”, assinalou o técnico de 50 anos, que abordou também o momento tremido dos dragões. “Sabemos que nos últimos seis jogos só têm uma vitória, mas jogaram quatro vezes fora. A equipa tem uma força enorme no Dragão”, lembrou, convencido que os azuis e brancos “têm qualidade em todos os setores”. Mesmo assim, Thomasberg pediu à equipa para “entrar com coragem”. “Queremos aproveitar as nossas oportunidades”, referiu o treinador, que olha para Samu como um avançado “excelente e muito agressivo”. “Teremos de ver se o conseguimos parar, não deixando que as bolas lhe cheguem. Ele consegue marcar muitos golos, mas vamos desafiá-lo bastante no campo”, prometeu.
Paulinho, que está de regresso após lesão, espera um “jogo difícil”. “Será decidido em detalhes, sabemos da qualidade deles, mas também sabemos da nossa”, salientou o lateral-esquerdo, que abordou ainda o possível duelo individual com Pepê. “É bom jogador, mas estou preparado para lhe dificultar a vida”, rematou.