Messi impôs uma cláusula ao Barcelona em caso de independência da Catalunha
O novo contrato de Lionel Messi prevê a saída do Barcelona a custo zero no caso de a Catalunha se tornar independente, informa o jornal espanhol El Mundo.
Corpo do artigo
Lionel Messi impôs uma cláusula invulgar ao Barcelona aquando a renovação do contrato com os catalães. De acordo com o jornal El Mundo, o argentino ficará livre de assinar por qualquer outro clube caso o Barcelona não dispute o campeonato espanhol, inglês, alemão ou francês. A decisão, segundo o jornal, prende-se com a possibilidade de a Catalunha declarar a sua independência, obrigando o Barcelona a disputar um campeonato local.
A publicação espanhola refere que esta cláusula permite a qualquer clube contratar Messi sem ter de pagar a sua cláusula de rescisão astronómica, atualmente fixada nos 700 milhões de euros. O argentino, recorde-se, renovou recentemente por quatro épocas com o Barcelona, tornando-se no jogador mais bem pago do mundo.
A imprensa espanhola afirma que fontes do Barcelona recusam fazer declarações sobre contratos assinados com jogadores para não desproteger a cláusula de confidencialidade existente entre as duas partes. No caso da independência de Catalunha, o Barcelona não poderia participar na Liga espanhola.
Lionel Messi, internacional argentino de 30 anos, formou-se no Barcelona, ao qual chegou ainda criança, e joga na equipa principal dos catalães desde 2004, alternando com Cristiano Ronaldo o estatuto de melhor do mundo.
Os partidos que lutam pela independência da Catalunha voltaram a assegurar uma maioria de deputados no parlamento regional catalão em 21 de dezembro de 2017.