Famoso adepto da Roma é dono de geladaria em Leiria, onde tem tributo ao clube do coração e é confundido com o maior astro dos giallorossi. Passagem de Rui Patrício pelo emblema da capital italiana até deu para criar um gelado. Espera a passagem, mesmo conhecendo os problemas recorrentes dos romanos com os dragões
Corpo do artigo
Massimo Fortese a sua icónica geladaria em Leiria levam 15 anos a fazer as delícias dos leireinses tal como a paixão do proprietário pela Roma, digna de mural nas traseiras, onde reina toda uma simbologia e se contam tributos a Totti, De Rossi, Mourinho e até Rui Patrício, que é do concelho, de Marrazes. Massimo tem outra particularidade, a de ser encarado como Totti, o maior astro da história da Roma. Até na capital italiana, já sabem que existe um sósia de Francesco em Portugal, que honra a Roma a toda a hora e que aproveita os jogos europeus contra rivais portugueses para exaltar mais a sua febre. Também o verdadeiro Totti conhece o rosto que contagia Leiria de alegria. O FC Porto tem trocado argumentos sucessivas vezes com o conjunto e nesta nova viagem para a Itália discute o seu acesso aos oitavos da Liga Europa. Massimo veio ao Dragão com o filho e visitou os craques da sua equipa, agora dirigida por Ranieri, no hotel onde se fez a concentração.
"É sempre uma enorme emoção sentir na pele as cores giallorossi ao lado do meu filho Francesco. Logo de manhã estive com a equipa. Foi um dia intenso, fui recebido com carinho e até uma prenda que me ofereceram, pois sabem que há um adepto histórico da Roma em Portugal. Foi incrível. Depois voltei ao Dragão onde o Massimo já foi Totti, numa confusão criada em que acharam que era ele", recua o homem que adocica paladares no Lis, no centro da cidade, com belos gelados em um espaço decorado a rigor com fotos de vários heróis da Roma.
"O primeiro jogo teve a nossa vantagem, depois houve uma arbitragem complicada para nós com oito amarelos. O mister proibiu os cumprimentos dos jogadores ao árbitro. Fez-se Luz sobre a revolta de Mourinho pela arbitragem de Anthony Taylor na final com o Sevilha. Tivemos o problema da lesão do Dybala no primeiro jogo, o nosso craque, mas conto com jogadores aguerridos dentro do campo para passarmos este FC Porto em Roma", realça Massimo. "Será um ambiente muito quente e penso que a Roma vai estar preparada para um FC Porto sempre forte na Europa. Há um desejo de desforra, dentes afiados de outras eliminatórias", relata.
"Vivem más fases mas nas derrotas há sempre algo bom, a reconstrução. Um império como o romano não se fez num dia. Vamos com o terceiro treinador desde a saída de Mourinho, foram De Rossi, Juric e, agora, contamos com o romanista Claudio Ranieri. Do lado reconheço a dor que atravessam pela morte do presidente Pinto da Costa. E também aproveito para lembrar o nosso histórico presidente Franco Sensi, que morreu em 2008, acabava aí a última grande presidência que tivemos. Vieram os acionistas estrangeiros, na procura de dinheiro sem afeto pelas nossas cores", explica.
Massimo Fortese viveu com carinho e paixão a etapa de Mourinho, sendo este um nome que une adeptos do FC Porto e da Roma. Já Conceição tem sido uma espécie de carrasco. "Sei da história de Mourinho no FC Porto, que foi enorme. Também foi um grande na Roma. de Conceição não gosto de falar tanto porque é laziale e já afastou a Roma da Taça em Milão. Sempre cria uma nova história connosco! Já fomos eliminados pelo FC Porto de Nuno Espírito Santo, era o último ano de Totti. Em 2019 também caímos já com Conceição no FC Porto. E essa eliminatória custou a saída de De Franceschi, acabando por vir Paulo Fonseca", recua Massimo, um livro aberto de invenções e criações, de honras e tributos sempre associadas à Roma. Leiria testemunha essa paixão. Há um mural no exterior,que desperta atenções gerais com uma imensidão de homenagens.
"Recebi uma camisola do Dybala assinada pelo Rui Patrício da Roma. Entregou-me o seu pai e criei um gelado com o seu nome. O Rui também já tinha um. É um lugar com muitas histórias. Tive aqui recentemente o filho do Juan, o antigo defesa da Roma. Fez logo uma chamada para o pai, porque eu tinha na geladaria uma foto do Juan com o meu filho. Ele estava de passagem porque é guarda-redes na academia do União de Leiria", partilha.