Martínez justifica presença de António Silva e ausências de Otávio e Guerreiro
Declarações de Roberto Martínez, selecionador nacional, esta sexta-feira, após divulgar os 25 convocados para a Liga das Nações
Corpo do artigo
António Silva tem tido poucos minutos no Benfica: "É importante avaliar que já perdemos o Danilo e o Pepe em definitivo. Foi uma referência e deixou um legado incrível. Acho que o António Silva está num patamar diferente de Tomás Araújo e Eduardo Quaresma, porque tem a experiência do Europeu, é um jogador muito jovem, não há muitos jogadores no futebol mundial com a experiência que o António tem na sua idade. Ele fez um mau jogo contra a Geórgia, mas fez um bom jogo contra a Irlanda e talento é para sempre. Momentos bons e maus existem, mas acredito muito no potencial do António Silva e acho-o muito importante para os jogos que nós temos."
Novo encontro com a Croácia: "Não há atenuantes no futebol de seleções. A Croácia tem uma ideia de jogo muito clara, uma equipa com uma qualidade técnica superlativa. Perdeu um jogador como o Brozovic, mas a ideia do futebol é a mesma. Esse jogo de junho que jogámos foi amigável e é muito diferente de competir numa prova oficial, numa competição como a Liga das Nações. Eles querem abandonar aquele sentimento que tiveram no Europeu, é um jogo muito bom para nós. Creio que não há grandes comparações entre o particular e este jogo do Estádio da Luz."
Objetivos de Portugal: "Já falei da responsabilidade de Portugal. É importante mandar a mensagem para os adeptos de que este é um formato diferente. Gosto muito deste formato, as duas melhores equipas apuram-se para os quartos de final e só depois vem a final four. Estamos a falar das melhores seleções da Europa a jogar olhos nos olhos. É um período muito importante. Gostaria de manter a química entre adeptos e jogadores. O que vivemos na Alemanha foi especial, inesquecível. Gostaria de ter uma festa do futebol português. É uma competição importante e, internamente, no balneário, é um momento-chave."
Otávio e Raphael Guerreiro de fora: "Gostaria de explicar a situação do Otávio. É uma decisão médica. Estava na lista, mas os departamentos médicos ontem [quinta-feira] deram conta de uma decisão que o Al Nassr vai comunicar. Não está apto para este estágio. O outro jogador é o Raphael Guerreiro, tivemos uma conversa, fez uma boa pré-época, mas precisa de trabalhar os problemas físicos que o levaram a ficar fora do Euro'2024, para recuperar bem e vai fazer isso nos próximos meses, no período de seleções. Então são dois jogadores que não estão aptos para esta lista. Para terminar, gostaria de dar as minhas condolências à família e amigos de Sven-Goran Eriksson. Foi uma figura marcante, um treinador inovador, acompanhei sempre o seu percurso em Inglaterra e tive sempre muita estima pela metodologia inovadora e pelo que fez. As nossas condolências."