Martínez, a convocatória de Veiga e Tiago Santos e a ausência de Cancelo: "Não é uma preocupação..."
Declarações do selecionador nacional esta sexta-feira, após divulgar os 25 convocados para a Liga das Nações
Corpo do artigo
Renato Veiga e Tiago Santos: "O que é importante é o dia a dia, é o reconhecimento de chegar à Seleção. Renato Veiga e Tiago Santos tiveram desempenhos muito bons, trabalharam muito bem com os sub-21. Tiago Santos é um jogador importante no seu clube [Lille], acompanhámo-lo durante toda a época. Uma equipa muito interessante."
João Cancelo de fora: "Quanto ao João Cancelo... Neste estágio, o critério foi de chamar jogadores que tiveram um período de preparação nos seus clubes durante a pré-época, é importante para chegar ao estágio com ritmo. Isso deixa fora jogadores como como Rui Patrício, João Cancelo, Danilo, Francisco Conceição e Matheus Nunes. É uma oportunidade para jogadores que estão com ritmo e que podem mostrar as suas valências. Daí Tiago Santos e Renato Veiga. Na semana anterior ao Europeu, nós já trabalhámos com o selecionador dos sub-21, Rui Jorge, e com um grupo de jogadores como Tomás Araújo, Eduardo Quaresma e Renato Veiga. Foi importante para nós poder ver a personalidade e o que eles têm. Acho que agora é um momento importante para eles, para mostrar o que podem fazer na Seleção."
Repetir conceitos e ter sangue novo: "É importante olhar para trás, para a fase de apuramento do Europeu. Tivemos 10 jogos. É importante dar um equilíbrio e uma continuidade, trabalhar com os jogadores, trabalhar conceitos, trabalhar taticamente. Agora é um estágio diferente. É um momento para utilizar mais jogadores. É uma tarefa difícil para o selecionador, agora somos uma equipa melhor preparada, temos mais opções. A ideia é ter mais jogadores com competitividade para ficar na Seleção, numa nova competição. É importante no futebol de seleções ter um equilíbrio de continuidade e repetir os conceitos, mas também ter sangue novo. A lista tem um equilíbrio muito bom. O futebol português precisa de ter 25/30 jogadores em que todos possam ajudar a Seleção. A ideia da lista é abrir a possibilidade e a oportunidade para esses jogadores. João Cancelo? Sabemos que é muito competitivo, um ganhador e não é uma preocupação para mim que tenha um novo objetivo na nova liga, na Arábia Saudita. Não é uma preocupação. Todas as situações são pessoais, as situações dos jogadores são diferentes. Já tivemos outras experiências de jogadores que saíram da Europa e foram positivas."