Entrevista a O JOGO de Marco Silva, dias depois do português ser oficializado como treinador do Everton, clube da Premier League
Corpo do artigo
O treinador do Everton elogia não só a vontade de ganhar da equipa de Sérgio Conceição, mas também a forma como este uniu os jogadores em torno do grande objetivo da época, o título de campeão nacional.
O FC Porto voltou a sagrar-se campeão este ano. Que análise faz à Liga portuguesa 2017/18?
Resumidamente, o FC Porto foi um justo campeão numa época em que, acima de tudo, há que dar um grande mérito ao Sérgio Conceição pela temporada que fizeram. Foram campeões com mérito. O FC Porto foi uma equipa que mostrou desde o primeiro jogo sempre grande ambição e terminou no primeiro lugar merecidamente. O Benfica deu luta até ao final, o Sporting quase... mas realço de novo que houve um justo campeão. O Sérgio conseguiu ter essa capacidade de unir tudo e todos em torno da equipa, os adeptos também. E foi a equipa que mesmo nos duelos com os outros grandes, foi sempre mais ambiciosa.
"se analisarmos os grandes jogos, entre os candidatos, o FC Porto quis sempre algo mais do jogo"
Foi essa ambição dos dragões a marcar a diferença?
Normalmente, uma das grandes armas de uma equipa é a ambição que revela ao longo da época. Depois, claro, podemos falar da qualidade de jogo, disto ou daquilo. O FC Porto conseguiu ter sempre essa ambição ao longo de todo o campeonato e se analisarmos os grandes jogos, entre os candidatos, o FC Porto quis sempre algo mais do jogo.
A época ficou também marcada pela despromoção do "seu" Estoril...
Foi uma grande tristeza; foi talvez a grande desilusão que tive na última época, não em termos de futebol, mas foi algo que me custou bastante. Nos últimos meses, como estava livre, fui ver bastantes jogos à Amoreira e custou-me muito o que aconteceu. Para os adeptos, alguns jogadores, um ou outro que conheço, as pessoas que trabalham no clube, sei que foi muito duro para eles. Havia algo construído de forma muito rápida, mas da qual as pessoas desfrutaram muito, não só dos resultados mas de tudo o que foi feito. Foi um momento triste. O que espero - e estarei sempre a torcer por isso, porque serei estorilista até ao fim da minha vida - é que voltem rapidamente ao lugar onde merecem estar.