Marcelo recebeu a Seleção Nacional: "Não vos peço a taça, peço algo mais difícil"
Presidente da República recebeu a comitiva portuguesa que vai estar no Mundial
Corpo do artigo
Marcelo Rebelo de Sousa recebeu jogadores, equipa técnica e restante staff que integram a comitiva da Seleção Nacional num encontro oficial no antigo Museu dos Coches.
O Presidente da República lembrou o discurso de 2016 e deixou um pedido à Seleção. "Não mudo de ideias. Vou dizer o que disse há dois anos aqui em Belém e daqui a dois anos direi o mesmo. Vou dizer uma evidência: vós sois os melhores dos melhores. Há dois anos provou-se que éramos os melhores da Europa. O titulo é vosso, nosso, dos portugueses. No meio de vós está o melhor do mundo, mas todos são dos melhores do mundo. É essa a realidade. Não peço para trazerem a taça, peço algo mais difícil: que sejam o que são. Se forem o que são, são os melhores dos melhores. Os portugueses serão o que são, apoiantes, admiradores e solidários convosco."
Marcelo Rebelo de Sousa prosseguiu e lembrou que a Seleção é um símbolo de união e importante para quem vive longe de Portugal. "Fala-se em símbolos da pátria, o hino, a bandeira. Devo dizer-lhes que vós sois um fator de unidade nacional servindo de exemplo a muitas outras equipas com menos notoriedade e com menos projeção. São um elemento fundamental na unidade nacional que vai além das divisões politicas, religiosas, partidárias, sociais. Esta equipa é um fator de unidade nacional. Todos estamos a vibrar permanentemente e cumpro a minha missão estando ao vosso lado. Há que ser o que são, os melhores dos melhores. Só isso, chega. Importante sentir que hoje, como nunca o povo está próximo da equipa e a equipa próxima do povo. Há milhões a vibrar. Os que jogam lá fora sabem como é. Eu tenho família lá fora e sei que o vosso sucesso é o sucesso deles. Na escola sentem-se outros. O país está convosco. O Presidente da República está convosco, como sempre, em nome de Portugal."