Nos clubes das 10 principais ligas não há jogador com mais minutos nas pernas do que o médio, que será um dos "líderes" de Roberto Martínez.
Corpo do artigo
O jogo de quinta-feira (19h45) contra Liechtenstein será um duplo tiro de partida para Portugal.
A Seleção Nacional vai iniciar a corrida por uma vaga no Euro"2024 naquele que será o primeiro capítulo de uma nova era, com Roberto Martínez ao volante do "bólide" luso.
No que diz respeito aos jogadores, não se trata, porém, de um arranque a frio. Os 25 eleitos à disposição do técnico espanhol chegaram à concentração com a temporada a todo o vapor e há um nome que se destaca: Bruno Fernandes. Entre os futebolistas que atuam nos emblemas das 10 principais ligas europeias - guarda-redes incluídos -, nenhum tem mais minutos nas pernas do que o médio em 2022/23.
O "Magnífico", como lhe chamam os adeptos do Manchester United, é um caso notável de resiliência. Entre os red devils (44 jogos) e a equipa das Quinas (7), Bruno já acumulou 4410" em 51 partidas na presente temporada. Por outras palavras, só falhou três dos 54 desafios que poderia ter disputado, um deles no Mundial do Catar, quando foi poupado por Fernando Santos frente à Coreia do Sul.
A disponibilidade de Bruno Fernandes é de tal forma impressionante que a vantagem sobre o segundo posicionado do ranking, no caso o benfiquista Otamendi, é superior a 300". Entre os convocados de Martínez, o mais próximo do criativo é Diogo Costa, com 3600".
Certo é que a densidade competitiva não faz Bruno tremer. Esta época, o jogador natural da Maia já alcançou os dois dígitos no que toca a golos e assistências, mantendo uma regularidade notável também nesse aspeto.
Extensão do treinador dentro das quatro linhas
A capacidade de liderança reconhecida a Bruno Fernandes reflete-se em campo e, no Manchester United, o internacional português é segundo na hierarquia de capitães, atrás de Maguire. Nesse sentido, Martínez conta que o médio seja uma extensão sua dentro das quatro linhas, ainda mais numa fase em que o papel de Cristiano Ronaldo nas opções do selecionador está por desvendar e Pepe, inicialmente chamado, estará indisponível para estes dois jogos. Face ao estatuto internacional e respeito que inspira no balneário, Bruno perfila-se como um dos líderes espirituais do novo ciclo nas Quinas.