Mantém sonho na Taça de Inglaterra e já superou cancro: "Pensei que ia morrer"
Sam Bone, jogador do Maidstone, tem uma história de superação que começou em 2016, quando foi diagnosticado com um cancro testicular quando tinha apenas 18 anos
Corpo do artigo
O Maidstone, que alinha na sexta divisão, é a única equipa não profissional a ter chegado aos oitavos de final desta edição da Taça de Inglaterra e, no âmbito da eliminatória que terá esta segunda-feira (19h45), em casa do secundário Coventry, um jogador seu teve a oportunidade de contar a sua história à BBC, revelando ser um sobrevivente oncológico.
O atleta em questão é Sam Bone, defesa inglês que, em 2016, quando tinha apenas 18 anos, foi diagnosticado com um cancro testicular.
“Tinha a minha vida toda pela frente quando me disseram. Lembro-me de ter pensado: ‘Oh meu Deus, vou morrer’. Eu já estava stressado com a minha vida porque andava à procura de clube e dizerem-me que tinha cancro, com 18 anos... foi uma altura muito assustadora e incerta na minha vida”, começou por admitir.
“Ter cancro nos testículos não significa que a tua vida acabou. Tenho uma família unida e eles foram uma grande fonte de conforto quando recebi o diagnóstico. A minha tia passou por um cancro na mama e falar com ela foi uma grande ajuda. Deve ter sido difícil para a minha família ter um rapaz de 18 anos com cancro, mas nunca os vi a chorar ou infelizes, nem uma vez. Mantiveram sempre o meu espírito em cima”, salientou.
Bone apercebeu-se pela primeira vez de que algo estava errado após ter comparecido a um casamento de um familiar, no Chipre.
“Fui para a cama a sentir-me muito desconfortável. Na manhã seguinte fui examinar-me e encontrei um alto gigante. Passei alguns meses sem ir ao médico, mas o alto continuava lá”, contou, revelando ainda que foi a aparição num programa de televisão de um homem que também tinha evitado ir ao hospital por medo, acabando por ser diagnosticado com um cancro terminal, que o levou a ir ao médico.
Na sequência do seu diagnóstico, o defesa foi alvo de uma orquiectomia para retirar um testículo, de forma a evitar que o cancro se espalhasse, acabando por recuperar totalmente da doença e regressando ao futebol na República da Irlanda antes de rumar ao Maidstone, em 2022.
Oito anos depois dessa assustadora notícia, Sam Bone, atualmente com 26 anos, é um habitual titular da formação e procura escrever um novo capítulo de ouro na sua história com uma histórica passagem aos “quartos” da prova-rainha do futebol inglês.