"Mal eles falharam os penáltis deixaram de ser ingleses, passaram a ser só negros"

Rashford foi um dos jogadores alvo de abusos raciais após falhar uma grande penalidade
AFP
Desabafo de Jude Bellingham, médio inglês do Dortmund
Jude Bellingham recordou esta terça-feira a final do Euro'2020, disputado em 2021, que a Itália venceu no desempate por grandes penalidades, criticando a forma como Marcus Rashford, Jadon Sancho e Bukayo Saka foram alvo de abuso racial nas redes sociais por terem falhado as respetivas cobranças.
"Olhas para a forma como chegámos à final e pensas que o país estava unido. Mas mal eles falharam os penáltis deixaram de ser ingleses, passaram a ser só negros. Toda a gente pode falhar um penálti, toda a gente pode cometer um erro no local de trabalho, mas ser criticado daquela forma não pode acontecer, eles são humanos", reprovou.
Bellingham elogiou, no entanto, a postura adotado pelo selecionador Gareth Southgate em situações onde a possibilidade de abuso racial é maior.
"Ele sempre levantou esse tema [racismo] em reuniões que antecipam a ida [a países com historial de racismo]. Fomos à Hungria pouco tempo depois do Euro e aconteceu a mesma coisa, só que dessa vez sentimo-nos mais preparados. Sentimo-nos mais apoiados por causa da conversa de Southgate. Enquanto jogador negro, sinto gratidão por isso", confessou o médio de 18 anos.
"Não existe um trabalho no mundo em que mereças ser criticado com base no racismo. Nunca vou esqueçer a primeira vez que recebi um lote de mensagens [racistas]. O meu clube foi rápido em enviar-me uma mensagem e a certificar-se de que estava bem, foi um gesto que apreciei muito", completou Bellingham.
14904179
14904421
