Convocatória final de Inglaterra para o Euro'2024 já foi divulgada
Corpo do artigo
Gareth Southgate, selecionador de Inglaterra, explicou esta quinta-feira as suas escolhas na convocatória final da seleção para o Euro’2024, depois de ter excluído James Maddison, Curtis Jones, Harry Maguire, Jack Grealish, Jarell Quansah, Jarrad Branthwaite e James Trafford, que estavam presentes na sua lista preliminar.
Questionado em conferência de imprensa sobre os casos de Maddison e Grealish, o selecionador inglês admitiu que todos os jogadores “cortados” não receberam a notícia de ânimo leve, mas salientou o seu profissionalismo neste momento difícil.
“Todos os jogadores receberam as notícias de forma respeitosa. Claro, todos os jogadores pensam que deveriam estar e é por isso que são jogadores de topo. Todos têm autoconfiança e mentalidade, mas temos vários jogadores que têm jogado extremamente bem durante toda a época. Sentimos apenas que outros jogadores tiveram épocas melhores, especialmente nos últimos seis meses”, sublinhou.
Quanto a Maguire, que já reagiu publicamente à sua ausência no Europeu, dizendo-se “devastado”, Southgate referiu que esse desfecho se deveu, em grande parte, a problemas físicos, revelando que o central do Manchester United não estaria apto para disputar a fase de grupos caso fosse chamado.
“Trent [Alexander-Arnold] pode jogar na defesa e penso que temos nove defesas. Essa foi uma das razões pelas quais não pudemos levar Maguire, porque isso significaria que teríamos dez e o equilíbrio não estaria certo. Harry fez alguns progressos, mas tem sido complicado, não o teríamos certamente na fase de grupos”, apontou.
“O plantel que queríamos é aquele que escolhemos, porque pensamos que é o mais preparado neste momento e estamos a tentar ter um equilíbrio, com 11 jogadores que estiveram em três torneios ou mais juntamente com jovens que têm jogado tão bem que não podíamos ignorar o que têm feito”, completou.
A Inglaterra ainda vai disputar um jogo de preparação com a Islândia (sexta-feira, às 19h45), antes de disputar o Europeu, onde irá defrontar a Dinamarca, Sérvia e Eslovénia no Grupo C.