Lyon, de Paulo Fonseca, ganha ao Marselha e segue sem derrotas no campeonato
O 'clássico olímpico' do futebol francês, entre Lyon e Marselha, terminou com a vitória tangencial da equipa da casa, por 1-0, com a equipa de Paulo Fonseca a fazer o pleno de vitórias na Liga gaulesa
Corpo do artigo
Desde a época de 1981/82 que o Lyon não começava o campeonato com três vitórias em três jogos, o que lhe permite seguir em segundo na classificação, com nove pontos, a par do 'intratável' Paris SG, que tem melhor diferença de golos.
O triunfo dos comandados do técnico português, no estádio Groupama, é especialmente importante para o Lyon já que é conseguido perante um dos rivais diretos, na luta para o pódio do campeonato.
O Lyon porfiou muito pela vitória, sobretudo a partir do momento em que ficou a jogar contra 10 - Egan-Riley foi expulso aos 29 minutos.
O golo só surgiu aos 87 minutos, numa jogada de sucessivos ressaltos, após um remate à trave do português Afonso Moreira (suplente utilizado nos últimos 20 minutos). Na confusão, Balerdi, capitão do Marselha, enviou a bola para a própria baliza.
O Marselha, de Roberto de Zerbi, segue em 10.º na Liga, já a seis pontos dos clubes da frente.
Outro histórico, o Mónaco, também sofreu, para ganhar no principado ao Estrasburgo, por 3-2.
Foi nos descontos que Takumi Minamino marcou o golo da vitória, perante um Estrasburgo visivelmente cansado pelo jogo de quinta-feira para a Liga Conferência.
No estádio Charlety, o recém-promovido Paris FC recebeu e venceu o Metz, por 3-2, no que foi o primeiro triunfo dos parisienses.
O Nice está bem abaixo do que fez no último campeonato e voltou a perder, com clareza, desta vez para o Le Havre, por 3-1.
Quem também está a arrancar mostrando debilidades é o Rennes, que empatou 1-1 em Angers.
Na frente da classificação segue, bem acima da concorrência, o Paris SG, que no sábado goleou o Toulouse por 6-3, com um 'hat-trick' de João Neves.
O campeão europeu tem nove pontos, tal como o Lyon. A dois pontos está o Lille, após golear o Lorient por 7-1.
Segue-se um grupo de quatro clubes, com seis pontos: Mónaco, Lens, Estrasburgo e Toulouse.