Luís Montenegro: "Acho que Cristiano Ronaldo ainda tem um papel a desempenhar nesta fase final"

Luís Montenegro
Miguel Pereira
Declarações à RTP de Luís Montenegro, primeiro-ministro de Portugal, após o apuramento da Seleção portuguesa para o Mundial'2026
Corpo do artigo
Leia também Farioli volta a chamar Nikolov e vários da equipa B na preparação para o Sintrense
Apuramento para o Mundial'2026: "Foi uma demonstração do nosso potencial, a nossa capacidade, que era necessário expressá-la como dissemos antes de começar o jogo. Estão criadas as condições para continuarmos a acreditar, que na fase final temos todas as possibilidades de levar o nosso objetivo por diante, etapa a etapa, que é o jogo decisivo, que é a final. Bem sei que quando temos um desaire, todos os fantasmas aparecem e todas as dúvidas nos assaltam o pensamento e quando temos uma vitória, todo o otimismo vem de forma repentina. Com a serenidade que é devida, temos uma equipa fora de série, com soluções para todos os lugares. Entra um, sai outro e parece que a equipa melhora sempre."
O sonho de conquistar o Mundial'2026: "Campeão do Mundo? Acho que sim. Evidentemente que isso pressupõe um conjunto de circunstâncias, que têm todas de se reunir no tempo e lugar próprios. É preciso que tudo corra bem, mas há essa possibilidade como nunca houve."
Cristiano Ronaldo na Seleção: "Com ele [Ronaldo]. Acho que ainda tem um papel a desempenhar nesta fase final, mas o selecionador é que vai decidir. Temos um naipe de jogadores que dão uma oferta de possibilidades enorme ao treinador e ele tem uma dor de cabeça enorme para fazer um onze e ao longo do jogo gerir as entradas e saídas. Temos um talento que não acaba mais e o país estará hoje muito mais otimista. Quando começar a fase final, vai estar muito alegre e muita unida toda a pátria portuguesa em torno de um dos elementos mais forte da nossa identidade, da nossa portugalidade, que é a nossa seleção de futebol."
