Luis Díaz entra e empata o Luton-Liverpool, da 11ª jornada da Premier League
Corpo do artigo
Luis Díaz marcou no quinto minuto de compensação e igualou (1-1) o jogo entre Luton e Liverpool. "Liberdade para o meu pai", pediu numa mensagem exibida numa camisola.
A guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN) da Colômbia, que tem um cessar-fogo vigente com o governo do país, é a responsável pelo rapto do pai do futebolista do Liverpool Luis Díaz.
A revelação foi feita pela delegação do governo colombiano aos diálogos para a paz, em curso no país sul-americano.
"Temos conhecimento de que o sequestro perpetrado no passado 28 de outubro em Barrancas, departamento de La Guajira, de que foram vítimas Luis Manuel Díaz e Cilenis Marulanda, pai e mãe do jogador de futebol Luis Fernando Díaz, foi perpetrado por uma unidade pertencente ao ELN", refere o comunicado assinado pelo chefe de delegação do governo, Otty Patiño.
Os pais de Luis Díaz, antigo jogador do FC Porto, foram raptados no sábado em Barrancas, de onde são oriundos, quando viajavam de automóvel.
A mãe do jogador foi libertada poucas horas depois, devido à pressão policial, mas as autoridades levam já cinco dias para encontrar o pai, que permanece sequestrado.
Patiño pede a entrega imediata do pai do jogador e recorda à guerrilha que "o sequestro é uma prática criminal, violadora do Direito Internacional Humanitário".
O governo "realizará todas as ações necessárias para conseguir a libertação imediata e com garantia de vida e integridade do senhor Díaz", acrescenta o negociador.
O acordo de cessar-fogo que entrou em vigor em 03 de agosto, por 180 dias, "proíbe qualquer ação ofensiva entre as partes e também todas as ações proibidas pelo DIH, que considera a tomada de reféns, como seria o caso, já que Díaz é um civil, como crime de guerra", refere ainda Patiño.
Desde que foi conhecido o sequestro do pai do jogador do Liverpool que as autoridades colombianas desencadearam uma busca por terra e pelo ar, envolvendo 130 polícias e 110 militares.
A busca concentra-se na região rural de Barrancas, junto à localidade Fonseca (La Guajira), onde residem os pais do jogador.