Extremo colombiano que jogou no FC Porto e defesa-central português dos quadros do Chelsea são alvos dos bávaros nesta janela
Corpo do artigo
O Bayern Munique foi o grande vencedor da Bundesliga de 2024/25, mas as quedas nos quartos de final da Liga dos Campeões e, mais tarde, do Mundial de Clubes, convenceram os responsáveis bávaros de que era necessário um reforço efetivo do plantel às ordens de Vincent Kompany. Nesse sentido, o campeão alemão está a avançar para as contratações de Luis Díaz, extremo que trocou o FC Porto pelo Liverpool em janeiro de 2022, e de Renato Veiga, central português que está de regresso ao Chelsea após uma excelente segunda parte de época na Juventus (por empréstimo), mas que não deverá permanecer no plantel dos blues na temporada que agora se inicia.
O processo negocial em relação a Luis Díaz está mais adiantado: o Bayern já tem do seu lado o sim do colombiano e terá apresentado uma proposta de 52 milhões de euros ao campeão inglês – cerca de 28 milhões a menos do que os reds pretendem para permitir a saída: 79 M€ é a quantia pretendida pelo Liverpool para recompor o cofre. “Estamos em negociações, com o Liverpool e outros que se acercam. Vamos ver o que podemos fazer, por nós e para o clube. Estou a tentar tomar a melhor decisão possível”, referiu, na passada segunda-feira, à imprensa do seu país, o internacional colombiano de 28 anos, que tem contrato válido por mais duas temporadas com o Liverpool e que, em 2024/25, somou 17 golos e cinco assistências em 50 partidas. O Barcelona é outro emblema que o tem como objetivo para reforçar o plantel.
No que respeita a Renato Veiga, ainda não foram noticiados contactos formais entre o Bayern e o Chelsea, mas os bávaros observaram com frequência os desempenhos do luso ao longo da época. Veiga, de 21 anos, é aposta primordial para reforçar o centro da defesa, principalmente no caso do sul-coreano Kim Min-Jae ser transferido neste verão. Essa é mesmo a hipótese mais provável, com este último a ser associado ao AC Milan e… Liverpool, bem como a clubes milionários da Arábia Saudita. Para começo de conversa, 35 milhões de euros é a quantia em cima da mesa para que o Chelsea encare com seriedade a possibilidade da transação.
Mas Renato Veiga está ainda na lista do Borussia Dortmund, o que promete aquecer o ambiente entre os dois gigantes germânicos: aliás, já tinham sido públicas as investidas deste último clube em janeiro, quando o central acabou por ser emprestado à Juventus. Há ainda clubes de Itália e França ao barulho por Veiga, defesa que teve como ponto alto da época a conquista da Liga das Nações pela seleção portuguesa.Nesta janela, os bávaros viram sair dois elementos a custo zero: Leroy Sané e Eric Dier. Já Thomas Müller e Sven Ulreich terminaram a carreira. Quanto a reforços, chegaram o central Jonathan Tah (ex-Leverkusen) e o médio Tom Bischof (ex-Hoffenheim).