Luís Castro apresentado no Shakhtar: de Paulo Fonseca à ambição desmedida
Ao lado de Sergey Palkin, diretor-geral do tricampeão ucraniano, técnico português garantiu ter ideias similares às de Paulo Fonseca, mas negou ter-lhe pedido conselhos antes de assinar contrato. Confira as frases fortes da conferência de imprensa, logo após o primeiro treino
Corpo do artigo
Felicidade: "Estou muito feliz por representar o Shakhtar e quero agradecer a receção. Vim para um clube com uma grande estrutura. O que vou fazer aqui? Quero uma equipa que olhe para o coletivo e não para as individualidades. Não há um jogador que possa acrescentar algo sem ter uma equipa por trás. Penso, por isso, que a nossa ideia vai ajudar os jogadores. Quero uma equipa unida, dos mais experientes aos mais jovens, para trazer vitórias ao clube".
Diferenças para Paulo Fonseca: "As nossas ideias são similares, até porque trabalhámos juntos no Porto. Somos bons amigos. O trabalho que fez no Shakhtar será um exemplo para nós. Em termos gerais, queremos uma equipa que tente, sempre que possível, atacar, mas que ao mesmo tempo seja segura defensivamente. O equilíbrio é muito importante"
Ligou-lhe? "Não. Foi uma decisão pessoal, olhando para a minha carreira. Havia uma série de projetos que poderia liderar, para além do contrato que tinha com o V. Guimarães. Ficar lá seria quase impossível, dada a quantidade de ofertas. Mas não precisei de pedir conselhos ao Paulo. Senti apenas necessidade de falar com ele depois de assinar. Tenho um enorme respeito pela nossa amizade. Substitui-o no FC Porto e agora no Shakhtar - os contextos foram, porém, diferentes".
Conhecimento: "Já disse que sigo o Shkathar há algum tempo - por diversos fatores. Tudo começou quando o Luís Gonçalves [diretor-geral do FC Porto] era coordenador do scouting. Comecei a prestar maior atenção, não só pela informação que me deu, mas porque fazia questão de ver os jogos sempre que podia. Mais tarde, cruzei-me com o Paulo Fonseca".
Objetivos: "Trabalhei vários anos no FC Porto, incluindo a equipa principal, assim como em equipas que tinham o objetivo de se qualificar para a Liga Europa. Quando dás o melhor de ti no trabalho, na qualidade dos treinos... Os jogadores querem ganhar ainda mais. Quero ver jogadores felizes e campo, assim como os nossos adeptos. Vou trabalhar com a mesma devoção de sempre. Queremos ganhar troféus".
11032191