Avançado do Everton é grande novidade nos convocados da Guiné-Bissau para duplo duelo com o Mali
Corpo do artigo
Depois de várias recusas, Beto mudou de ideias e aceitou representar a seleção principal da Guiné-Bissau. O avançado do Everton, natural de Lisboa mas de ascendência guineense, é a grande novidade na lista de convocados de Luís Boa Morte para o duplo duelo com o Mali, fundamental nas aspirações dos djurtus para marcar presença na CAN (Taça das Nações Africanas) do próximo ano.
No passado, o antigo jogador de Portimonense e Udinese demonstrou o desejo de jogar pelo país dos progenitores, mas posteriormente recusou várias chamadas a pensar na seleção portuguesa.
“O Beto está convocado, e se assim é, é porque mostrou interesse em estar presente e ajudar a seleção da Guiné-Bissau. Contamos com ele para ser mais um nesse objetivo”, assumiu Luís Boa Morte a O JOGO.
Em março de 2021, quando começou a despontar na equipa principal do Portimonense, Beto assumiu ao portal guineense “O Golo GB” ter o sonho de representar a seleção lusófona. Foi convocado pela primeira vez nesse mesmo mês, mas acabou por sair da lista devido a lesão, e em abril do mesmo ano, fonte da comissão técnica do então selecionador, Baciro Candé, revelou à Imprensa guineense que o jogador havia voltado atrás e declinado a hipótese de jogar pela Guiné-Bissau, tendo em vista uma eventual chamada à seleção portuguesa.
“O Beto está convocado e, se assim é, é porque mostrou interesse em estar presente”
Já em 2023, quando já se encontrava na Udinese - e depois de ter feito parte da pré-convocatória de Fernando Santos para o Mundial’2022, falhando porém a chamada final -, Beto voltou a rejeitar uma convocatória dos djurtus, segundo revelou o diretor da Federação da Guiné-Bissau, Victor Correia. Terá, agora, sido convencido pelos responsáveis federativos e também pela nova equipa técnica.