O campeão em título dos Países Baixos descartou alarmismos e não revelou a identidade do jogador, mas a imprensa internacional diz ser Lucas Pérez
Corpo do artigo
Foi através de um comunicado nas redes sociais que o PSV Eindhoven, atual campeão neerlandês, anunciou um caso de tuberculose ativa no plantel.
O clube dos Países Baixos assegurou que está a acompanhar de perto a situação, garantindo que o “risco de infeção é baixo”. A identidade do jogador não foi revelada pelo emblema neerlandÇes, no entanto, segundo o jornal "De Telegraaf", trata-se de Lucas Pérez, avançado recrutado ao Deportivo de la Coruña no mercado de inverno. O jornal "Marca" confirmou a informação.
Nas redes sociais do PSV pode ainda ler-se que o jogador “está bem, apesar das circunstâncias” e que o clube já tomou as devidas precauções, referindo que “foi iniciado o rastreio da fonte e dos contactos e as pessoas envolvidas foram informadas, não havendo indicações de que as pessoas que tenham estado no mesmo ambiente do jogador infetado estejam infetadas”.
A situação foi esclarecida pelo pneumologista Pascal Wielders, dos Serviços Municipais de Saúde de Brabant-Zuidoost, que revelou que "o risco de infeção para pessoas no ambiente do paciente é limitado". "Ao ar livre, não há qualquer perigo de contágio", acrescentou, afastando qualquer cenário alarmante.
Segundo o jornal "Marca", suspeita-se que pode ter acabado a época, porque precisa de cerca de um mês de isolamento e antibióticos que afetam a condição física.
O avançado de 36 anos somou apenas 27 minutos em três jogos ao serviço do novo clube, tendo apontado quatro golos e quatro assistências no início da temporada no Depor, pelo qual registou 19 jogos.
O PSV recebe, no domingo, o Ajax, líder do campeonato, e procurará encurtar a distância no topo para apenas três pontos. O cenário de possível adiamento da partida, devido ao caso, não foi ainda descartado.