Julen Lopetegui, ex-treinador do FC Porto, analisou a Seleção Nacional para o jornal "El País", deixando elogios ao treinador e a vários jogadores, mas nunca referindo Ricardo Quaresma, que deixou a formação portista quando ele era treinador.
Corpo do artigo
O treinador elogia o selecionador nacional, Fernando Santos, classificando-o como "um homem tranquilo que sabe gerir competições curtas". "Com prudência apoiou-se nos jogadores mais velhos para fazer a base da equipa. Aqui confluem veteranos como Carvalho, Pepe, Moutinho e Cristiano, com uma geração de jovens que têm muita força e pode surpreender", afirmou o técnico ao "El País".
Lopetegui considera o meio campo de Portugal como "um dos mais potentes" presentes no Europeu de França. E refere "William Carvalho, Rafa Silva, Renato Sanches, João Mario, Danilo Pereira, André Gomes e João Moutinho", sem nunca mencionar Ricardo Quaresma.
Lopetegui destaca Rafa Silva, que define como "rápido, potente, habilidoso e trabalhador", Renato Sanches, "a grande aparição do futebol português em 2014/2015", e ainda o "tremendamente versátil" João Mário.
André Gomes é considerado pelo treinador "um dos volantes interiores com melhores condições do mundo" e diz preferir Danilo Pereira a William Carvalho.
O seu último comentário foi para Cristiano Ronaldo. "Não tem tempos mortos. É golo, golo, golo. (...) Coloca uma ambição sem limites em tudo o que faz. A sua condição física, aliada à sua técnica, faz com que mantenha o rendimento máximo aos 30 anos".